Estreia / “ЯΛ́ЯΛ”, de Catarina Miranda para a Companhia Instável

0

“ЯΛ́ЯΛ”, nova criação de Catarina Miranda para a Companhia Instável, estreia nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2026, no Teatro Campo Alegre, no Porto, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto.

Inspirada em tradições culturais onde o som assume um papel central – do Entrudo da Galiza e do Norte de Portugal às festividades Rara e Vodou do Haiti e ao Carnaval pernambucano – ЯΛ́ЯΛ parte do potencial físico dos instrumentos de sopro para ativar paisagens sonoras e sensoriais partilhadas.

Numa peça para cinco performers, ЯΛ́ЯΛ tem como ponto de partida a experiência da celebração coletiva enquanto espaço de dilatação, exaltação e transformação do corpo. Ritmo, dança e som constroem um ambiente sonoro e lumínico onde os corpos atravessam estados liminares, entre a vigília e a vertigem.

A dimensão sonora e visual assume, assim, um lugar estruturante na criação. A composição sonora de Clélia Colonna – com apoio de Jonathan Uliel Saldanha e desenho de som de Süse Ribeiro – articula-se com a construção de instrumentos sonoros por Sérgio Coutinho, a instalação lumínica de João Ferreira e a criação de máscaras exoesqueletais por Júlio Alves, para dar forma a um ambiente cénico de forte impacto sensorial. Em palco, os intérpretes e co-criadores Duarte Valadares, Inês Luzio, Joana Sousa, Junis Becherer e Leo Calvino constroem um corpo coletivo em constante mutação.

O convite a Catarina Miranda inscreve-se na tradição da Companhia Instável de, anualmente, desenvolver novas criações com artistas de linguagens autorais singulares. Com um percurso consolidado no contexto nacional e internacional, Miranda tem apresentado o seu trabalho em instituições como o Centre Pompidou e o Palais de Tokyo, em Paris, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e o Museu de Serralves, no Porto. ЯΛ́ЯΛ é a mais recente criação a integrar um corpo de trabalho que inclui peças como ΛƬSUMOЯI, CABRAQIMERA e DREAM IS THE DREAM.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também