A Companhia de Teatro de Almada apresenta nos dias 6 e 7 de Maio, às 16h e às 11h, respectivamente, no Teatro Municipal Joaquim Benite, D. Raposa e outros animais, espectáculo para a infância com encenação de Teresa Gafeira a partir das fábulas de La Fontaine.
As lições contidas nas fábulas dificilmente se esquecem. Ora porque nos são transmitidas de uma forma clara e simples, ora porque o quotidiano está repleto de situações que nos fazem recordar os seus enredos, tornando estranhamente familiares as suas personagens. As fábulas de La Fontaine seleccionadas em D. Raposa e outros animais criticam sobretudo a vaidade e a ingenuidade, através de alegorias que envolvem, por exemplo, a cigarra que canta despreocupada, a formiga que trabalha incansavelmente, a raposa que lisonjeia o corvo para ficar com o queijo que ele traz no bico ou a rã que incha até mais não para ter um porte comparável ao do boi. Mas os animais não são os únicos protagonistas destas histórias imorredoiras. Aqui também se incluem árvores e canas desavindas com o vento e velhos e garotos indecisos quanto à melhor maneira de viajarem de burro.
Jean de La Fontaine (1621-1695) ganhou fama com a publicação, em três partes, das suas Fábulas escolhidas (1668-1694), uma obra escrita sob a influência de Esopo e da literatura clássica e oriental. Escreveu também poemas, contos e adaptações de comédias populares. Foi nomeado membro da Academia Francesa em 1684.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar