O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) arranca a 11 de Outubro. Com um orçamento quase reduzido para metade, mas com a qualidade por inteiro, o FIMP regressa mais apostado na formação e na ligação às escolas. Espectáculos, filmes, formações e exposições. Bem vindos à 24ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto.
Com os cortes orçamentais a obrigarem a um maior jogo de cintura em termos de programação, o FIMP apresenta esta 24ª edição sem deixar que esse desinvestimento na cultura comprometa a qualidade do festival. O patamar continua elevado, com uma programação a oscilar entre as abordagens mais tradicionais ao espectáculo de marionetas e as experiências mais criativas, muitas vezes na fronteira desta expressão artística.
As tradicionais figuras dos Bonecos de Santo Aleixo e Dom Roberto serão alvo de novos enquadramentos, pelo Cendrev e pelo grupo Red Cloud, respectivamente, espectáculos que serão apresentados em contexto urbano, fora dos habituais circuitos culturais. Esta edição conta também com três grupos portuenses, em estreia absoluta no FIMP: os Limite Zero, com as Viagens de Gulliver no Teatro do Campo Alegre, de 10 a 13 de Outubro; o Teatro do Frio, com a peça Oco, no Mosteiro de São Bento da Vitória, a 12 e 13 de Outubro; e o Teatro de Ferro com Uma Aventura no Espaço, no Teatro do Campo Alegre, de 17 a 20 de Outubro.
A edição deste ano começa um pouco mais tarde do que é habitual, para retomar e reforçar a ligação ao público escolar, que por esta altura já estará de volta às aulas. A formação artística e a formação de públicos são pontos essenciais desta edição do FIMP que, apesar dos constrangimentos orçamentais, não descura os objectivos de serviço público e formação cultural, inerentes a este festival.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar