Vasco Dantas interpreta Schumann, Wagner, Stravinsky e Ravel
Após mais de 50 prémios em concursos internacionais conquistados em diversos países, da Alemanha a Espanha e da Grácia ao Reino Unido, o pianista matosinhense Vasco Dantas regressa a casa esta sexta-feira para um concerto no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery que promete um repertório de lamber os dedos. Integrado no ciclo de piano da programação Música em Matosinhos, o espetáculo tem início marcado para as 21h30 a abre precisamente com as “Cenas Infantis” que Robert Schumann compôs durante o turbulento namoro com a pianista Clara Wieck – que viria a ser a senhora Schumann.
Em Março de 1838, depois de ter sido proibido de frequentar a casa de Clara, Schumann escreveu-lhe: “Tenho andado a compor um livro inteiro de coisas – selvagens, maravilhosas, solenes – talvez sejam uma resposta ao que me escreveste, dizendo que muitas vezes me pareço com uma criança… Escolhi doze e chamei-lhes ‘Cenas Infantis’”. Quando as peças foram publicadas no ano seguinte, Schumann acrescentou-lhes uma 13ª peça, pequenos títulos sugestivos para cada peça e o subtítulo “Peças fáceis para Piano”. O adjetivo “fáceis” é, porém, enganoso: as peças são pequenos esboços musicais retratando a infância a partir da perspetiva de um adulto.
A primeira parte do concerto incluirá ainda as transcrições para piano que Frans Liszt e Louis Brassin fizeram de duas peças marcantes do repertório wagneriano, mãos concretamente de “A Morte de Amor de Isolda”, da ópera “Tristão e Isolda”, e de “A Cavalgada das Valquírias”, da ópera “O Anel do Nibelungo”.
Na segunda parte Vasco Dantes interpretará “Gaspard de la Nuit: Trois poèmes pour piano”, de Maurice Ravel, e a transcrição para piano que Guido Agosti fez da suite de “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, celebrizado após a sua adaptação para bailado. Da partitura completa deste ballet, Stravinsky extraiu uma suite orquestral que rapidamente se tornou famosa. Guido Agosti, pianista italiano, transcreveu três andamentos dessa obra, que o pianista de Matosinhos interpretará: “A Dança Infernal” é uma assustadora magia diabólica com os polirritmos e a discordância de dissonância de Stranvinsky; a “Canção de Embalar” adota a típica linguagem romântica russa; e o “Final” é música imperial e majestosa, acompanhando a procissão final do casamento do príncipe protegido do pássaro-de-fogo.
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