Os temas da meia-idade, da feminilidade, da menopausa e da relação com a situação do país e do mundo a serem a matéria-prima da nova peça de Sónia Baptista
Sónia Baptista está de regresso com “Sweat Sweat Sweat (um conjunto de pequenos afrontamentos)”.
Depois de “Triste in English from Spanish” (2017) e “The Anger! The Fury! (2022) esta é uma nova peça onde continua a desenvolver a dramaturgia auto-referencial que nos tem vindo a habituar, um misto de reflexão profunda e divertida das suas experiências, ideias e problemáticas.
Mas se no início se dedicou às questões do fim da juventude, do desejo e das possibilidades, para depois chegar às questões das dificuldades da vida adulta e da tristeza que daí pode resultar, ao chegar aos 50 anos, Sónia Baptista reflecte agora sobre as transformações físicas e mentais associadas ao envelhecimento, assim como o respectivo contexto social e político.
Assim como a filosofia chinesa que observa uma quinta estação do ano, o verão tardio, também Sónia Baptista o reconhece em si. Daí que “Sweat Sweat Sweat (um conjunto de pequenos afrontamentos)” se desenrole em cinco lições de uma hipotética e poética escola desse período intermédio, expectante, que não é mais que a preparação para um novo estado sereno e reconfortante.
A estreia está marcada para o próximo dia 24 Novembro, no São Luiz Teatro Municipal, no âmbito do Festival Alkantara e fica em cena até dia 26 de Novembro.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar