Depois da sua auspiciosa estreia no romance, em 2013, o mais popular dos apresentadores de TV traz-nos um novo livro. A Fórmula da Saudade, a que não faltam aspectos reais e trágicos, é um romance inspirado na irresistível história de amor de Zulmira e Joaquim, nada menos do que os avós do autor. O livro está disponível nas livrarias portuguesas desde hoje.
Pela segunda vez, a LeYa/Oficina do Livro tem o privilégio de publicar uma obra de Daniel Oliveira. Se a maior parte dos portugueses o conhece da televisão já são muitos milhares os que descobriram a sua faceta de romancista ao lerem o seu primeiro livro, A Persistência da Memória (2013).
A Fórmula da Saudade: Daniel Oliveira revela um pouco da história de Camila
A Fórmula da Saudade, de Daniel Oliveira oferece aos seus fãs uma história inspirada em factos da sua vida, revelando aspectos dos tempos em que ainda não era figura pública, mas também da vida da sua família. Com a tónica nestes condimentos autobiográficos, o livro conta como Camila, uma conhecida apresentadora de TV afetada por um escândalo, foge de Portugal e, já no clima quente do Rio de Janeiro, recebe um jornalista no seu hotel. É noite de ano novo e depressa este encontro se torna um espaço de confissão e sedução, despertando sentimentos e memórias de ambos há muito perdidos no tempo.
A conversa entre os dois trará à superfície a paixão e o ciúme, a inocência e a perversão, a fé e o sexo, levando a que o entrevistador recorde a bela história de amor que lhe corre no sangue – a dos seus avós, Zulmira e Joaquim, que se conhecem na Lisboa dos anos 1950, até que o jovem oficial é enviado para as colónias portuguesas na Índia, onde a tensão social fará com que a sua missão termine em tragédia. O que sucede depois de acontecer o pior? Será possível condensar a saudade numa fórmula universal que descodifique o amor, a morte, a vida? E como é que uma conversa entre um homem e uma mulher se pode tornar uma viagem ao íntimo da alma humana?
Muitos dos documentos incluídos no livro são verdadeiros e o mesmo acontece com datas e discursos sociais incluídos na narrativa e relacionados com a Índia Portuguesa e o conflito diplomático e militar entre Portugal e a União Indiana, que eclodiu em 1954. É igualmente verdadeira a correspondência amorosa transcrita no período 1954-1957, que tem como protagonistas Zulmira e Joaquim, avós de Daniel Oliveira.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar