Rio do Prado: o eco resort em que as férias se confundem com a natureza

0

Perfeitamente integrado no ecossistema da Lagoa de Óbidos, o hotel Rio do Prado confunde-se com a natureza. Chamam-lhe turismo criativo e sustentável, o que significa que o hotel, mais do que respeitar o ambiente, incorpora-o na sua construção.

A preocupação ambiental está em todos os pontos do quotidiano do hotel, desde o tratamento dos resíduos, ao aquecimento, passando pelos materiais utilizados na construção e até a própria ementa do hotel. Arquitectura, sustentabilidade ambiental e agricultura biológica. Resume-se a isto.

As coberturas das 15 suites que compõem o hotel, todas em open space, estão revestidas com plantas e o próprio mobiliário e decoração é feito a partir da reutilização de materiais utilizados na construção. E aqui entra mais uma particularidade deste hotel, que justifica o rótulo de turismo criativo. Os materiais resultantes da construção deste edifício, e de outras obras na região, são transformados por uma equipa que cria o mobiliário que decora as várias áreas do hotel. Cadeiras, mesas, molduras, toda uma panóplia de peças que podem, inclusive, ser adquiridas pelos clientes no Ecolab, um atelier que tem como linha de acção a promoção deste lado mais verde do design.

Do lado do conforto e do lazer estão cinco lagos com habitats diversos, duas piscinas e um spa. Há ainda uma livraria/biblioteca, um auditório, uma mercearia e o restaurante Maria Batata que, juntamente com a mercearia, são os principais “clientes” da horta biológica do hotel. E convém não esquecer o principal atractivo, a Lagoa de Óbidos.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também