Fábrica do Chocolate, um hotel para fabricar memórias

0

A Fábrica do Chocolate é o primeiro hotel, em Portugal, dedicado ao chocolate. O projecto nasce da reconversão da antiga fábrica de chocolate Avianense, em Viana do Castelo, transformada agora em hotel, restaurante e museu. Um conceito inovador, com três dimensões interligadas pela mesma temática, o chocolate. Os primeiros hóspedes começam a fazer o check-in já a partir do próximo mês de Maio. 

Um hotel de quatro estrelas, um museu e um restaurante que é também um atelier gastronómico. O Hotel Fábrica do Chocolate é um projecto inovador, com uma oferta única no país, em que o alojamento é só o ponto de partida para uma viagem ao universo do chocolate. A estadia é complementada com um conjunto de serviços integrados, sempre sob a temática do chocolate, e que incluem tratamentos de chocoterapia, uma loja gourmet, um centro de interpretação do chocolate, onde se conjugam as vertentes pedagógica, cultural e recreativa, e um restaurante onde o chocolate é parte fundamental da experiência gastronómica, tanto nas propostas doces como salgadas.

Os edifícios que acolhem este projecto, a antiga fábrica de chocolate Avianense e a oficina anexa, estão classificados como edifícios de interesse municipal, constituindo dois excelentes exemplos de Art Déco, com a assinatura do arquitecto José Fernandes Martins (1866-1945). Dois edifícios representativos da época modernista e que ganham agora uma nova roupagem, mantendo o elemento do chocolate, que esteve na sua génese. A transversalidade deste elemento em todos os serviços do hotel é, de resto, a grande singularidade deste projecto e é o traço que o distingue como único, no panorama turístico nacional.

O Hotel Fábrica do Chocolate começa a receber os primeiros hóspedes já no próximo mês de Maio, com os seus 18 quartos disponíveis para transformar qualquer estadia numa experiência inesquecível.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar