Na Alemanha existem mercados para todos os gostos e até para quem tem prioridades bem definidas, como ir ao spa, viajar com as crianças, apreciar a criatividade decorativa ou conhecer vinhos em adegas subterrâneas. Também quem quer escapar às músicas natalícias e ver shows drag ou comprar presentes sexy, daqueles para maiores de 18, encontra opções à sua medida. Eis seis sugestões de destinos à distância de um voo direto.
Hamburgo – Porque o Natal pode ser sexy
Na cidade onde o Pai Natal sobrevoa o mais famoso mercado – é verdade, acontece junto à Câmara Municipal – há alternativas diferentes para fazer compras, petiscar e celebrar.
Uma delas é o Winter Pride, como o nome sugere dedicado à população queer e amigos. Fica no bairro St. Georg, junto à Estação Central, caracteriza-se, sobretudo, pelo ambiente de convívio e tolerância. Tem uma particularidade: não há música natalícia e aos fins de semana transforma-se numa festa com atuações de DJs. Decorre de 16 de novembro a 22 de dezembro.
Quase nas mesmas datas (começou a 11 de novembro e prolonga-se até 23 de dezembro) tem lugar o mercado mais sexy, o Santa Pauli, na Reeperbahn, zona famosa pelos seus clubes noturnos. Aqui, às habituais atrações juntam-se o Winter Deck, bar para beber vinho quente, com lareira e a melhor vista do bairro, bancas que vendem decorações e presentes mas para maiores de 18 anos, atuações de bandas de vários estilos musicais, do funk ao rock, e espetáculos de striptease, de quinta-feira a sábado. Quem procura um advento mais atrevido, já sabe onde ir. Há voos diretos para Hamburgo.
Traben-Trarbach – Debaixo da terra com muitos vinhos
Se nunca ouviu falar desta cidade situada no Vale do Rio Mosela saiba que, por volta de 1900, Traben-Trarbach foi o segundo maior centro de comércio de vinho da Europa, a seguir à francesa Bordéus, devido à grande procura de Riesling e a sua exportação, designadamente para o Reino Unido. Isso levou à fundação de mais de 100 empresas vinícolas e a construção de caves por baixo de grandes áreas do centro, algumas com abóbadas de mais de 100 metros. A riqueza da época é testemunhada pelas grandes adegas e magníficas moradias art nouveau.
Ora é em algumas dessas adegas que tem lugar o mercado de Natal, subterrâneo, ao lusco-fusco, proporcionando uma experiência verdadeiramente especial. Na Antiga Câmara Municipal, por exemplo, uma escada leva ao “subterrâneo” natalício, onde os visitantes encontram tudo sobre vinho, expositores regionais e internacionais, cultura e animação.
Este mercado acontece de sexta-feira a domingo de 22 de novembro a 22 de dezembro (há datas posteriores). Traben-Trarbach fica a menos de uma hora de autocarro do aeroporto de Frankfurt-Hahn, servido por voos diretos low cost do Porto e de Faro.
Munique – O Advento também é “pink”
Outra belíssima cidade, também à distância de um voo direto desde Portugal, reconhecida pelos seus mercados de Natal, nomeadamente o medieval, onde os comerciantes vestem trajes da época e os artesãos demonstram ofícios antigos. Tudo remete para o passado, desde o habitual vinho quente, aqui preparado de acordo com receitas tradicionais, e a comida, com as deliciosas salsichas a serem grelhadas numa fogueira. Decorre de 25 de novembro a 23 de dezembro na Wittelsbacher Platz.
Diferente é o Pink Christmas, mercado natalício no bairro Glockenbachviertel, criado há já 19 anos pela comunidade LGBTQ+ que é hoje um dos mais populares da cidade e aberto a todos: a ideia é a de que “as pessoas podem encontrar-se pacificamente e compartilhar uma experiência comum sem que sua individualidade ou sexualidade sejam questionadas”.
A realizar-se nas mesmas datas, além de muitas ideias para presentes, oferece entretenimento diário com o DJ James Munich e um show aos domingos com a estrela drag Gene Pascale.
Baden-Baden – Mimos no spa
Já se sabe que a época natalícia provoca algum stress, entre compras de presentes, decorações e organização da grande noite em família, por isso o melhor é preparar o corpo e a mente para o que aí vem. Onde? Numa elegante cidade termal e que é Património Mundial da UNESCO, servida por voos diretos low cost deste o Porto e Faro.
“Depois de 10 minutos esquece-se o tempo e depois de 20 minutos esquece-se o mundo”, terá dito o escritor Mark Twain, uma das muitas celebridades que por aqui passaram, aquando de uma visita. O melhor é ir fazer fact-checking e mergulhar nas águas termais que brotam de 12 fontes e alimentam o balneário romano Friedrichsbad, o moderno Caracalla Therme e ainda spas de reputados hotéis.
O mercado de Natal Baden-Baden está aberto de 21 de novembro a 6 de janeiro e, além das habituais bancas de artesanato e gastronomia regional, acolhe uma exposição de presépios, muitos concertos, workshops de culinária para crianças e até um restaurante gourmet pop-up, em iglôs transparentes que podem ser reservados para refeições privadas de quatro ou mais pessoas.
Estugarda – Para ver as “misses”
Gostos não se discutem, e a Alemanha tem mercados de Natal para todos os gostos, mas o de Estugarda é considerado um dos mais bonitos do país. Não admira: anualmente decorre um concurso de beleza para eleger as bancas mais bonitas, uma espécie de “misses” escolhidas por visitantes e por um júri, com direito a prémio pecuniário e tudo. Criatividade não falta, com reproduções de edifícios icónicos da cidade, e da própria roda gigante, a decorar os “telhados” dos stands, por exemplo, e até há quem crie neve artificial para brindar os seus clientes com alguns flocos no momento da compra.
O Mercado de Natal de Estugarda fica no centro da cidade, à distância de um voo direto desde Portugal. Conta com mais de 200 bancas que vendem desde bonecos desde madeira e figuras para o presépio a petiscos e doces, como o típico bolo de frutas Hutzelbrot. Atividades para crianças e concertos também estarão disponíveis de 27 de novembro a 23 de dezembro.
Europa Park – Presente antecipado para as crianças
Os miúdos vão adorar visitar este parque temático situado em Rust, a 65 km do aeroporto Karlsruhe/Baden-Baden, com voos low cost diretos de Portugal. O maior do seu género na Alemanha, voltou a ganhar recentemente o título de “Melhor Parque de Diversões do Mundo” e prepara-se para assinalar o seu 50º aniversário no próximo ano com celebrações de arromba.
Até lá, vale a pena visitá-lo de 30 de novembro a 12 de janeiro: os abetos iluminam-se com brilhantes bolas de Natal, o mercado natalício convida a comprar souvenirs e a provar as iguarias típicas da época, projeções 3D de contos de fadas e numerosas fogueiras acolhedoras garantem momentos mágicos.
No total, o parque oferece mais de 100 atrações diferentes para toda a família, incluindo 14 montanhas-russas. Estão inseridas em 20 áreas temáticas, representando principalmente diferentes países europeus, de Portugal à Grécia e da Islândia à Croácia. Acrescem 50 restaurantes e bares temáticos, uma vasta gama de espetáculos e eventos – além do Rulantica, parque aquático situado junto ao Europa Park, com muitas atrações e água entre os entre 27 e 32°C e aberto todo o ano.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar