Portugal é detentor de inúmeras maravilhas: comida, cultura, cidades, natureza. A lista é longa e cada um destes fascinantes domínios merece uma extensa e minuciosa visita. Contudo, a meio de um verão, não há melhor escolha do que aventurar-se pela natureza e todos os recantos existentes no nosso país.
O Gerês, dono de paisagens naturais únicas, apresenta características perfeitas para os dias mais quentes de verão. Foi a primeira área protegida criada em Portugal, sendo a única com estatuto de Parque Nacional, reconhecida a nível internacional. Com vastos quilómetros de árvores e vegetação, esta região de Portugal reparte-se por 5 municípios – Melgaço, Terras de Bouro, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Montalegre – com 70 mil hectares de pura natureza. Além disso, as variadas cascatas e corpos de água são garantia de tranquilidade e frescura, fazem desta localidade um verdadeiro mundo à parte em que a atividade humana se funde de forma harmoniosa com a natureza, ideal para quem procura turismo de natureza.
Descubra como pode descobrir as maravilhas desta região a bordo de uma autocaravana ou campervan.
1.De cascata em cascata
O Gerês tem uma ampla oferta de cascatas por todo o seu território. Das maiores às mais singelas, não será difícil ter onde se refrescar este verão. Poderá dedicar um dia a aproveitar as cascatas do Parque Natural, começando pela do Tahiti, indo para a do Arado e também à de Picães. A bordo de uma autocaravana, torna-se ainda mais fácil locomover-se e desfrutar do dia com tudo o que necessita.
2.Miradouros e paisagens
O Parque Natural do Gerês é extenso e, em cada canto, há maravilhas a serem descobertas. E, com uma autocaravana, tem a liberdade de explorar tudo ao seu próprio ritmo. Com a facilidade de mudar de local, conseguirá aproveitar todas as paisagens naturais do Gerês e fazer uma paragem em todos os miradouros que apareçam pelo caminho. Os miradouros de Pedra Bela, Ermida e das Rocas valem a pena uma visita.
3.Lagoas e piscinas naturais
Além das maravilhosas cascatas, no Gerês também é possível encontrar outras formas de nos refrescarmos. Entre lagoas e piscinas naturais, o parque natural oferece diversas opções para os seus visitantes fugirem do calor.
Poderá começar por visitar a lagoa Poço Verde, passando pela lagoa dos Druidas e pelas lagoas da Ponte Pigarreira.
4. Explore a serra de ponta a ponta
O Gerês é composto por natureza. De fauna a flora, não falta o que conhecer e explorar no parque natural. Por isso, não ignore a opção de realizar caminhadas e trilhos pela serra, como o trilho da Pedra Bela, o trilho da Cascata do Arado e o trilho da Portela do Homem, para observar as vistas incríveis e a rica biodiversidade da região.
Existem inúmeras espécies que se podem encontrar nesta região a bordo de um autocaravana. De destacar o lobo ibérico, cuja população deve rondar os 2000 animais, dos quais 300 encontram-se no norte de Portugal; o garrano, uma raça do Equus caballus L., nativo da Península Ibérica e um símbolo da região do Alto Minho, ou o corço (capreolus capreolus) que pode ser encontrado em várias zonas do parque.
5. Pratique desporto e atividades ao ar livre
Além dos variados trilhos e caminhadas, o Gerês oferece várias opções de desporto e atividades ao ar livre que vão permitir que se exercite e que, ao mesmo tempo, conheça o local.
Fazendo proveito de todos os corpos de água existentes na região, é possível realizar canoagem, caiaque ou stand up paddle. Fora de desportos náuticos, pode também procurar as diferentes rotas existentes para quem gosta de praticar ciclismo e BTT.
Além disso, viajando de autocaravana, é mais simples transportar os objetos necessários para a prática destas atividades e a deslocação com os mesmo até aos locais desejados.
6. Visite as vilas circundantes
Nem só de natureza é composto o Gerês. Este parque natural também conta com algumas vilas que oferecem uma rica cultura e gastronomia, difícil de ignorar. A vila do Gerês, Lindoso e Soajo são alguns dos locais que não pode perder na sua viagem a esta região de Portugal.
Nestas vilas e aldeias poderá conhecer a cultura regional e aproveitar a gastronomia única do local.
7.Santuário de São Bento da Porta Aberta
No Gerês, está situado o segundo maior santuário de Portugal, e por cada vila e aldeia que se passa, há uma presença católica, seja através de igrejas ou outros monumentos.
Depois de Fátima, é nesta região que se encontra outro fenómeno religioso. O santuário de São Bento da Porta Aberta atrai, anualmente, centenas de milhares de visitantes. Situado entre uma rica fauna e flora, o local deve ser alvo de uma visita.
8. Gastronomia típica
Se se conhece o Gerês através de passeios pelos trilhos e mergulhos pelas cascatas, esta região também pode ser explorada à mesa. A gastronomia é algo importante ao conhecer diferentes locais. E, como o parque natural do Gerês engloba diferentes vilas e aldeias, as suas comidas típicas variam entre as diferentes zonas.
Em Terras de Bouro, o cozido, o cabrito biológico e a chanfana de cabra são as estrelas. Já no Soajo, as papas de sarrabulho e os rojões são os pratos de eleição. Pelos lados de Castro Laboreiro, a carne de cabrito e os bifes de presunto são as refeições típicas.
9.Conexão com a natureza
Se o seu desejo, durante o período de descanso, é estar longe da cidade e da vida agitada e aproveitar a natureza e toda a sua tranquilidade, o Gerês é o lugar certo. Lá, poderá realmente conectar-se com a natureza.
E, tal torna-se mais simples, a bordo de uma autocaravana. Ao viajar com uma autocaravana ou campervan, pode dormir sob o céu estrelado, acordar ao som dos pássaros e fazer refeições ao ar livre, existindo alguns parques de campismo designados para o efeito.
Ao viajar em proximidade com a natureza, deve ter em consideração as orientações e indicações presentes no parque natural do Gerês, locais a estacionar e pernoitar, de forma a preservar este paraíso nacional. Poderá pernoitar no Parque de autocaravanas no Campo do Gerês e na área de serviço de Vilarinho das Furnas.
10. Viagem para todas as carteiras
Uma das grandes vantagens de passear pelo Gerês é a redução de custos que se podem ter comparado com outros locais do país. O parque natural é gratuito, assim como todos os seus lagos, cascatas e trilhos.
Antes de partir na aventura de autocaravana informe-se sobre as práticas de autocaravanismo responsável para viajar em plena comunhão com a natureza, sem colocar em risco os locais envolventes.
//Yescapa
Sê o(a) primeiro(a) a comentar