5 Factos e Mitos sobre a Corrida

0

Com a primavera já instalada e o sol a brindar-nos com a sua presença, já não há desculpas para não sair de casa, convidar os amigos e… ir correr!

No parque, na cidade ou junto ao mar, qualquer lugar é perfeito para apostar nesta prática desportiva. Até porque a corrida é dos exercícios mais completos ao nosso alcance: envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumenta a massa muscular, promove uma sensação de bem-estar geral, é uma prática low cost e ajuda a queimar gorduras! O que é que se pode pedir mais?

Quer seja um adepto veterano do running ou principiante, fique a conhecer 5 Factos e Mitos sobre a Corrida divulgados pela TomTom!

1. Correr agasalhado ajuda a perder peso: MITO. Usar mais roupas do que o necessário provoca um aumento perigoso da temperatura no organismo. Isto faz com que o corredor perca mais líquido através do suor, que pode prejudicar o desempenho do treino e em última análise a saúde do indivíduo, derivado da desidratação que ocorre.

2. A corrida é uma forma eficiente de se obter um ótimo condicionamento físico: FACTO. Correr melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda a controlar o peso corporal e é uma ótima terapia.

3. Não comer acelera o emagrecimento: MITO. Acordar após uma longa noite de descanso e não comer, pode prejudicar em muito o desempenho do treino. Frutas e cereais integrais são os alimentos ideais para a obtenção de energia durante a corrida. Preferencialmente devem ser consumidos 30 minutos antes do treino.

4. A corrida só é benéfica se praticada com base num plano estruturado: FACTO. Com vista à obtenção de determinados resultados, qualquer atividade física deve ser praticada de forma contínua e estruturada, o que requer um planeamento base e seguimento por um profissional de fitness e saúde.

5. O alongamento antes de uma competição melhora a performance: MITO. O alongamento não é fator que altere o desempenho do atleta na corrida. O que não deve faltar é o aquecimento, onde podem ser incluídos alguns exercícios de alongamentos.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também