São raízes artificiais que substituem dentes ausentes, a partir de um ato médico cirúrgico indolor
Os implantes dentários usam-se com o objetivo de devolver dentes a pessoas parcialmente desdentadas ou com ausência total das peças dentárias. De uma forma geral são recomendados a quase todas as pessoas na idade adulta, embora possam existir algumas condicionantes tais como falta de osso na arcada dentária ou doenças que possam interferir com o resultado final.
Em que consistem os implantes dentários?
São pequenas peças, metálicas, geralmente fabricadas de titânio e revestidas por produtos adequados. Fixam-se na arcada dentária, no osso do maxilar ou da mandíbula, por baixo da gengiva. O procedimento é executado através de uma cirurgia, em consultório médico, clínica ou hospital pelo médico dentista.
Substituem dentes perdidos por cárie ou por outras patologias tais como a
periodontite ou doenças sistémicas.
O implante dentário atua como uma ancora ou raiz artificial e a ele fixam-se coroas de cerâmica unitárias ou múltiplas e ainda próteses fixas de cerâmicas ou hibridas.
Como se processa a cirurgia de implantes?
A cirurgia é um procedimento relativamente simples principalmente tratando-sede um único implante. A inserção demora cerca de 15 minutos, porém é necessário mais tempo devido à anestesia e preparação do gabinete.
Quais os cuidados antes e depois da cirurgia?
A higiene oral deve ser cuidada. Após a cirurgia é necessário proceder a bochechos com produto prescrito pelo dentista, nomeadamente colutórios
adequados. A escovagem deve ser efetuada com escova própria para implantes e à venda em farmácias. Normalmente o dentista, devido a profilaxia recomenda um antibiótico. Os alimentos, nos primeiros dias, devem ser moles e pouco quentes.
Como acontece a fixação do implante ao osso?
O processo denomina-se de osteointegração. O osso da arcada dentária
desenvolve e cobre a peça metálica que está por baixo da gengiva. Este fenómeno tão importante para o sucesso do tratamento demora alguns meses. O implante integra-se no maxilar e serve de suporte para o novo dente artificial.
Os implantes duram toda uma vida?
O ideal é que isso fosse possível, porém, existem várias condicionantes que
interferem na durabilidade de um tratamento fixo. Tal como outro tipo de
estruturas implantadas podem surgir complicações devido a falta de higiene, doenças ou outras patologias. Com os cuidados devidos podem durar muitos e muitos anos. Ninguém consegue afirmar ao certo quanto tempo duram os implantes.
Os implantes são o tratamento fixo conhecido que substituem com naturalidade peças dentárias perdidas.
Só o médico dentista, através de uma cuidadosa avaliação, com recurso à imagiologia os poderá recomendar. Cada pessoa tem as suas necessidades e o profissional de saúde saberá aconselhar com profissionalismo e seriedade a melhor solução.
//Médicos dentistas da Clínica Vita Centro.
Entidade inscrita na E.R.S número: E117779. Licença de funcionamento:
4502/2012
Sê o(a) primeiro(a) a comentar