Alerta: não deve lavar o frango antes de o cozinhar

0
DJMCLAGER / wikimedia

Se costuma lavar o frango cru antes de o cozinhar, páre já! Essa prática, tão habitual nas cozinhas em todo o mundo, é, afinal, um risco para a saúde humana. É o alerta que fazem as autoridades alimentares britânicas, argumentando que este procedimento motiva a propagação de bactérias.

A Food Standards Agency (FSA), a Agência de Segurança Alimentar Britânica, acaba de lançar o aviso aos consumidores do Reino Unido para evitarem lavar o frango ou a carne de aves antes de a cozinharem. Isto porque, segundo a estrutura, o processo de lavagem pode “provocar salpicos de água que estendem as bactérias às mãos, à roupa, à bancada e aos utensílios de cozinha“.

A principal preocupação da organização prende-se com a propagação da campylobacter que está ligada a doenças do foro gastrointestinal e que é particularmente nociva para as crianças e para os idosos. A bactéria pode provocar infecções com sintomas como vómitos e diarreias e, nas situações mais graves, o Síndrome do Intestino Irritado ou Síndrome de Guillain-Barré.

Trata-se de “um assunto sério“, conforme evidencia a Directora Executiva da FSA, Catherine Brown, frisando, no sítio oficial da estrutura, que esta bactéria pode causar “doenças graves e morte“, além de “custar à economia milhares de milhões de libras por ano“.

Embora as pessoas tendam a seguir as práticas recomendadas quando manuseiam aves domésticas, como lavar bem as mãos depois de tocar em frango cru e verificar que o mesmo fica bem cozinhado, a nossa pesquisa descobriu que lavar o frango cru é também uma prática comum. É por isso que estamos a alertar as pessoas para pararem de lavar frango cru e também a chamar a atenção para os riscos de contrair a campylobacter, em resultado de contaminação cruzada“, explica ainda Catherine Brown.

O estudo levado a cabo pela FSA concluiu que 44 por cento dos britânicos lavam sempre as carnes de aves antes de as cozinharem, estatística que será, muito provavelmente, extensível à maioria dos países do mundo.

A mesma análise também verificou que muitos dos casos de intoxicação ocorridos tiveram origem na prática de lavar o frango antes de o cozinhar.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também