A sua casa é à prova de ruídos?

0

A nossa casa deve ser o nosso refúgio em todos os sentidos – e no que diz respeito ao ruído também. Afinal, cada vez mais os especialistas alertam para a relação entre a exposição ao ruído e a ocorrência de outras doenças ou problemas como stress, ansiedade, problemas cardiovasculares e até mesmo dificuldades de aprendizagem em crianças. Segundo um estudo da GAES – Centros Auditivos, líder ibérica em reabilitação auditiva, 40% da população sofre de algum tipo de perda auditiva, provocado por fatores externos inerentes ao meio em que o indivíduo está inserido.

Os lares portugueses estão tradicionalmente equipados com eletrodomésticos que na realidade causam imensos ruídos (quem já não se irritou com o vizinho de cima a aspirar ou com o barulho do próprio frigorífico?), mas também devemos ter em conta ruído externo: da rua, do trânsito, das obras…

Para solucionar este problema podemos utilizar alguns truques de revestimento e decoração em casa. A GAES deixa algumas dicas:

– colocar tapetes em várias zonas da casa, de preferência de material felpudo ou de lã, uma vez que absorvem com maior facilidade o som;

– colocar vidros duplos em todas as janelas das divisões da casa: protegem do som até 50%;

– utilizar cortinas: funcionam como elemento decorativo e reduzem os níveis de ruído;

– reforçar as paredes com gesso mais grosso, e decorá-las com quadros, ou papel de parede, o que ajuda a torná-las impermeáveis ao ruído;

– optar por decorar os quartos com mobiliário simples e de material de qualidade: as prateleiras, elementos decorativos e o próprio teto isolam o barulho.

– por fim, colocar borrachas de vedação nas extremidades das portas e janelas das varandas de casa.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também