Dia Mundial da Saúde: viver bem para ouvir melhor

0

De ouvidos postos no Dia Mundial da Saúde, que se celebra amanhã, dia 7 de Abril, a GAES, líder ibérica em soluções auditivas, oferece alguns conselhos úteis. Afinal, a audição é um sentido fundamental para o dia-a-dia e há pequenas rotinas que, frequentemente, podem beneficiá-la ou prejudicá-la.

Uma dieta equilibrada é um dos pontos fundamentais. De forma a proteger a audição, os alimentos ricos em Ômega 3, Ácido Fólico ou em vitamina A são o ideal. O consumo moderado de café também é importante e reduz o risco de poder vir a sofrer dos chamados ‘zumbidos’.

Já ouvir música em aparelhos eletrónicos com o volume no máximo produz efeitos semelhantes à esclerose múltipla, visto que destroem a membrana que isola as fibras nervosas que transmitem os sinais do ouvido para o cérebro.

O tabaco também é um dos maiores inimigos dos ouvidos. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos da América, fumar durante a gravidez aumenta o risco de o bebé vir a sofrer de problemas auditivos no futuro. Numa universidade em Manchester, um estudo afirma que a perda de audição aumenta cerca de 15% nos fumadores.

“Quando mantemos ou melhoramos o nosso estilo de vida, para que este se torne mais saudável, estamos também a beneficiar a nossa saúde auditiva. Muitos dos portugueses desconhecem que simples rotinas como fumar podem afetar os ouvidos e fazer com que apareçam problemas a nível auditivo no futuro”, explica Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também