Dia Mundial do Coração | Atividade física regular reduz em 30% o risco de doenças cardiovasculares

0

Em Portugal, as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte e invalidez, sendo responsáveis por mais de um terço da mortalidade total. No âmbito do Dia Mundial do Coração que se assinala no próximo dia 29 de setembro, saiba mais sobre a importância da prática de atividade física e desportivas e de um estilo de vida ativa para um melhor coração e uma vida mais saudável.

As doenças cardiovasculares, que incluem problemas como ataques cardíacos, hipertensão e acidentes vasculares cerebrais, são muitas vezes associadas a fatores de risco como a má alimentação, o tabagismo, o sedentarismo e o stress. Contudo, a prática de exercício físico, combinada com uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, pode ser determinante na prevenção e controlo destes fatores. 

Daniel Galindo, Diretor do Departamento de Experience & Innovation do VivaGym afirma que “numa sociedade sedentária, no meio de uma pandemia de inatividade física, a estimulação do exercício e da atividade física é mais relevante que nunca“. 

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%. Por outro lado, a inatividade física é uma das mais importantes causas de doença e de morte no mundo moderno.  

Benefícios da atividade física regular para o coração: 

  • Redução do colesterol: O exercício físico contribui para o aumento do colesterol HDL (o colesterol “bom”) e diminui o LDL (o “mau” colesterol), ajudando a manter as artérias limpas. 
  • Melhoria da circulação sanguínea: A prática regular de atividade física melhora a circulação, aumenta a capacidade respiratória e promove um melhor funcionamento do sistema cardiovascular. 
  • Controlo da pressão arterial: Exercícios aeróbicos ajudam a manter a pressão arterial sob controlo, reduzindo o risco de hipertensão. 
  • Gestão do peso corporal: Em muitos indivíduos, o excesso de peso e a obesidade devem-se mais à inatividade física do que aos excessos alimentares. O exercício físico contribui para a perda de peso e manutenção de um peso saudável, um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. 

Além dos efeitos positivos na saúde cardiovascular, a atividade física regular contribui ainda para reduzir os riscos de mortalidade relacionada com o cancro da mama, colorretal e da próstata, mantém a saúde mental, adia o aparecimento de demência e previne a depressão e a ansiedade. Tem ainda efeitos favoráveis no sistema músculo-esquelético, incluindo o aumento da densidade óssea e a diminuição de fraturas.  

Para a saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (ou 75 a 150 minutos de atividade vigorosa) para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbia moderada por dia para crianças e adolescentes.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também