Estudo: Cientistas poderão ter descoberto o fim da insónia

0

Cientistas da Universidade de Oxford descobriram qual o interruptor cerebral que indica ao nosso corpo que está na hora de ir dormir. A descoberta feita por estes neurologistas pode abrir caminho para o tratamento de doenças relacionadas com o sono como, por exemplo, a insónia.

Os cientistas pensam que o interruptor funciona através da regulação dos neurónios, ou células nervosas, no cérebro. O mecanismo é activado quando o corpo está cansado. Esta acção, denominada de homeostato, prevê quando alguém está acordado durante muitas horas.

Esta teoria foi testada em insectos: ao removerem o interruptor dos animais, estes ficaram com insónias ou períodos irregulares no seu sono. Os investigadores acreditam que o mesmo sistema molecular, que obriga os neurónios a trabalhar, funciona também no corpo humano. O co-autor deste estudo, Dr. Jefferey Donlea, afirmou ao Jornal Neuron que:

Existe um grupo semelhante de neurónios numa região do cérebro humano.

O próximo passo dos investigadores é descobrir como se activa este interruptor de sono, com a finalidade de ser utilizado no tratamento das insónias.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também