Com um detalhe nunca antes visto, o novo mapa cerebral criado por investigadores do Allen Institute for Brain Science, em Seattle, promete ajudar nas novas descobertas acerca da mente humana.
Este atlas de alta resolução tem uma grande quantidade de informação sobre o comportamento dos genes em momentos fulcrais do desenvolvimento humano. Segundo o site Tek, este mapa pode desvendar alguns dos grandes mistérios do cérebro.
A equipa de investigadores acredita que foram encontrados pormenores essenciais acerca da origem de determinadas doenças como o autismo e até mesmo a esquizofrenia.
Ed Lein, o responsável pela pesquisa, explica que:
A meio da gestação, um cérebro humano pode caber na palma da mão, mas é nessa altura que o córtex, que é responsável por muitas das nossas capacidades cognitivas, começa a tomar forma.
Para esta pesquisa a equipa utilizou cérebros de fetos, de modo a criar um novo mapa de referência com recurso a diversas técnicas. Todo este método é explicado num artigo publicado pela revista Nature.
Com o resultado da pesquisa, a equipa pode analisar o nível de actividade de cerca de 20 mil genes, uma possibilidade que só agora é que começa a ser investigada.
Veja o vídeo aqui:
Sê o(a) primeiro(a) a comentar