Os motivos pelos quais a massagem deve ser integrada na rotina física

0

A massagem é uma prática que estimula o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético – mais vulgarmente conhecida, por isso, pelas suas propriedades relaxantes que se alargam ao corpo e mente. Apesar disso, parece ser um hábito que poucas pessoas integram na sua rotina – mesmo aquelas que mantêm uma vida ativa e com prática de exercício físico regular -, e existem comprovados benefícios aquando do aumento da sua frequência.

É notória a sensação se relaxamento que se sente durante e imediatamente após uma massagem, mas a médio e longo prazo, se estabelecermos uma rotina regular para a prática, existem outros benefícios a ter em conta.

  1. Controlo de stress e diminuição da ansiedade

Parece elementar, mas a prática regular de massagens pode mesmo auxiliar no controlo do stress e na diminuição da ansiedade. Ao criar uma atmosfera calmante e com os benefícios curativos do contacto pele a pele, bem como os efeitos analgésicos práticos da própria massagem, é possível aliviar alguns dos sintomas de casos de ansiedade e stress acumulado e, com isso, aumentar o bem-estar geral.

  1. Alívio de tensão e dor muscular e melhoria da circulação sanguínea

Uma massagem realizada adequadamente por um profissional capaz vai permitir isolar músculos ou grupos musculares específicos para tratar a dor localizada. Assim, à medida que as diferentes camadas da musculatura são estimuladas e as extremidades do corpo são tratadas, o corpo começa a mover-se mais livremente e a relaxar. A circulação é melhorada, o que melhora a inflamação localizada, bem como reduz a fadiga, a dor e melhora os níveis de energia.

  1. Prevenção e alívio de insónias

A massagem, precisamente por aliviar o stress e garantir uma sensação de calma, pode ser uma ajuda na altura de adormecer mais rapidamente – ou até mesmo a dormir mais profundamente e a ter menos perturbações durante o sono. Por outro lado, esta prática também alivia o stress postural e a dor localizada, permitindo que se tenha mais facilidade em dormir mais confortavelmente.

Para quem já pratica desporto regularmente, estes benefícios podem ainda alargar-se a uma melhor recuperação da musculatura após a sessão de treino, à prevenção de lesões e aumento da flexibilidade. Por isso, podem ser um complemento extremamente adequado à rotina de treinos.

//Urban Sports Club

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Festival Política estreia-se em Coimbra

Uma conversa com Dino D’Santiago sobre o papel da música no derrubar de fronteiras, uma oficina para crianças de sensibilização à importância dos ecossistemas, o ...