Saiba mais sobre a doença de Lyme, a doença transmitida pela picada do carrapato

0

Avril Lavigne revelou, na passada semana, ter estado acamada durante cinco meses após ter contraído a doença de Lyme durante uma viagem a Las Vegas. Sobre este período em que esteve afastada da vida pública e a lutar contra a doença, na sua casa na Califórnia, a cantora confidenciou que chegou a pensar que fosse morrer. Mas afinal que doença é esta?

Avril Lavigne sofre da doença de Lyme

A doença de Lyme é causada pela Borrelia Burgdorferi, uma bactéria que é transmitida ao homem e animais pela picada de carrapatos da espécie Ixodes ricinus que estiverem infectados.

A transmissão desta doença ainda pouco conhecida só acontece caso o carrapato esteja agarrado à pele num período mínimo de 24 horas. Os primeiros sintomas começam a surgir entre 3 a 32 dias após a pessoa ter tido contato com o carrapato. Contudo, há relatos de casos em que os primeiros sintomas surgiram apenas alguns anos depois.

De acordo com o portal EBC, a doença de Lyme é caracterizada, numa fase inicial, por uma mancha vermelha (eritema) ao redor da área picada. À medida que a doença começa a atuar, a mancha em questão começa a espalhar-se por todo o corpo. Os sintomas desta doença podem gerar mau estar, febre, dor de cabeça ou dor muscular e nas articulações, que podem ter a duração de várias semanas ou meses. Por vezes, estes sintomas levam a que os profissionais de saúde confundam a doença de Lyme como reumatismo e febre reumática.

Grande parte das vezes o diagnóstico precoce pode ser decisivo. Contudo, nos casos em que não haja tratamento médico a doença pode evoluir para um estado mais grave, que pode levar ao comprometimento do sistema nervoso, a alterações da visão e até do equilíbrio. A realidade é que nos pacientes em que a doença fique latente por um longo período de tempo estes tendem a apresentar manifestações neurológicas crónicas como encefalopatias, polineuropatia ou leucoencefalite.

Apesar de raramente ser fatal, a doença de Lyme conduz à debilidade. O tratamento tardio ou inadequado geralmente desenvolve o “estágio tardio” da doença, que é debilitante e difícil de ser tratado.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também