5 Tendências de decoração para a sala

0

Confira as principais tendências de decoração para a sala. Partilhamos consigo várias dicas de decoração, para que possa atualizar a sua sala!

1. Eco design

É um facto: a ecologia entrou nas nossas vidas, assim como uma maior preocupação com a sustentabilidade e com o planeta em que vivemos. Muito mais do que uma moda, trata-se de uma tendência que se reflete nas nossas preocupações e nas nossas escolhas do dia a dia. E, inclusive, na forma como preparamos – e decoramos – a nossa casa.

Nesse sentido, o eco design veio para ficar e não se “limita” ao uso do verde na decoração ou a ter muitas plantas em casa! Eco design é também fazer escolhas inteligentes e mais amigas do planeta, refletindo-se também nos materiais que escolhemos para a nossa casa ou na origem dos mesmos, por exemplo. Assim sendo, na sua sala, isso pode refletir-se numa mesa de centro madeira ou em optar por usar tecidos mais sustentáveis, favorecendo têxteis de algodão reciclado, cânhamo orgânico ou de linho, por exemplo.

2. Quebrar a monotonia com as cadeiras

As cadeiras de jantar viraram atração nas salas. Hoje em dia, elas estão mais imponentes – as cadeiras de braço parecem estar a ter cada vez mais procura! – e há também um maior interesse por cadeiras de tecido, em particular as de veludo.

Outra tendência atual é a escolha de cadeiras mais coloridas. Deste modo, tornam-se pontos de referência na sala, dando-lhe um maior dinamismo e um novo colorido à divisão, criando os tão desejados pontos de destaque.

3. Pontos de destaque

A ideia de incorporar pontos de destaque na decoração parece ser uma das grandes tendências na decoração de salas. Como mencionamos anteriormente, o uso de cadeiras coloridas tem sido uma das formas de conseguir esse efeito. Contudo, existem outras opções e ideias de decoração que poderá querer explorar – confira:

• Pintar apenas uma parede, o chão ou o tecto
• Usar papel de parede numa única parede
• Optar por um sofá (ou outro móvel) numa cor que faça conastre
• Etc

4. Espaços abertos – e ilhas

Cada vez mais apreciados, parecem ser os espaços abertos. A verdade é que são perfeitos para dar uma maior fluidez a uma casa.

Nesse sentido, também a cozinha deixou de ser um lugar escuro e escondido, para passar a ser o centro, onde se recebem os amigos e onde a família se junta. 

Precisamente por haver esta vontade de comunhão implícita, as ilhas das cozinhas são cada vez mais populares nas casas dos portugueses. Além disso, representam um apoio extra no que toca à organização e arrumação de qualquer cozinha, com o bônus que podem ainda ser usadas como apoio durante a  confecção das refeições.

5. Valorizar a iluminação

Note que não se trata apenas de iluminar, mas, sim, de usar a iluminação para criar ambientes mais ou menos intimistas, mais ou menos sociais. A luz tem um enorme poder em nós, podendo contribuir para sermos mais
produtivos e até para o nosso bom humor. Logo, faz todo o sentido usá-la a nosso favor numa sala e, assim, aproveitar todo o seu potencial.

Qual destas é a sua tendência favorita e qual é a que colocará em prática?

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Taskmaster está de volta

Depois do sucesso da primeira edição, estação pública volta a apostar no formato para os serões de sábado à noite Vasco Palmeirim e Nuno Markl ...