Se é verdade que atravessamos um período de forte digitalização, com praticamente todos os setores da sociedade a evoluírem de forma rápida, por forma a se adaptarem às exigências da sociedade moderna, também é inegável que a banca até recentemente parecia pouco atreita à mudança. Mesmo nos dias que correm, a banca tradicional teima em impor taxas elevadas e tempos de processamento desajustados em relação às expectativas dos seus clientes.
Como resposta à evolução lenta e à insatisfação dos clientes, têm surgido novas empresas, que colocam o seu foco na transição digital do setor dos pagamentos, procurando implementar nesta área as novidades e os conceitos que têm feito sucesso noutras áreas da economia.
Com sede em Vilnius, na Lituânia, uma nova fintech tem vindo a destacar-se devido aos seus conceitos disruptivos, que mostram potencial em abanar todo o setor. Recentemente, esta empresa garantiu um investimento superior a 61 milhões de euros que lhe permitiu expandir o inovador serviço kevin.open banking.
Um novo conceito
Lançada em 2018, a nova empresa demonstrou que o seu objetivo é oferecer soluções de pagamento avançadas tecnologicamente que consigam eliminar os intermediários. Nesse sentido, a empresa de fintech criou uma plataforma de pagamentos que prima pela segurança e que pode ser acedida através de um API.
Este serviço de open banking diferencia-se assim por possibilitar que as empresas recebam os pagamentos diretamente das instituições bancárias, sem que exista a necessidade de passar por qualquer intermediário. Assim, isto significa que mesmo intermediários como as redes de cartões bancários são excluídas do processo.
Como resultado obtém-se um processo de pagamento mais célere, seguro e conveniente.
Um passo decisivo para uma maior competitividade
Uma das principais consequências da evolução do comércio eletrónico é enorme nível de concorrência. Os clientes conseguem comparar os preços em poucos cliques e já não se limitam a comprar em lojas online sediadas no seu próprio país.
Desta forma, até as mais pequenas diferenças podem ser decisivas para garantir uma melhor performance de vendas. As empresas que optam por um serviço de open banking deste tipo, centrado numa maior eficiência em termos de velocidade de processamento e de custos, estão desde logo a posicionar-se melhor para captarem mais clientes e um maior volume de negócios.
Assim, é fácil compreender por que razão plataformas de pagamento como a que esta fintech oferece estejam a popularizar-se de forma tão rápida.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar