No panorama em constante evolução da sociedade atual, quando falamos em gastronomia moderna não falamos em ir jantar fora para fazer uma simples refeição, mas sim em obter toda uma experiência sensorial que une sabores ousados, técnicas meticulosas e uma pitada de genialidade.
Não que no passado os pratos não fossem repletos de sabores, mas na atualidade a arte de comer bem ganhou um novo simbolismo. A busca por ingredientes frescos e sazonais, a aposta na combinação de sabores e todo um detalhe estético na apresentação de cada prato faz desafiar os sentidos. Naquilo a que podemos apelidar de harmonia perfeita entre tradição e inovação, temos toda uma nova explosão de sabores oriundos de ingredientes exóticos que, em fusão com os provenientes da culinária local, podem tornar uma refeição inesquecível.
Contudo, quando falamos sobre gastronomia moderna, o termo não se restringe apenas à cozinha. Numa era, em que a tecnologia está cada vez mais entrosada no nosso dia-a-dia, também os estabelecimentos ligados à restauração apostam em soluções que permitam aprimorar a experiência do cliente. A aposta em software é uma demonstração vívida dessa tendência. Desde aplicativos de reservas até sistemas de atendimento automatizado, a tecnologia está cada vez mais infiltrada nos espaços gastronômicos, tornando-se numa mais valia para o espaço gastronómico e para o cliente.
Esta aposta em software, permite aos restaurantes agilizar processos, melhorar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência mais personalizada aos clientes. A vantagem dos aplicativos e/ou sites consiste em, por exemplo, permitir que os clientes possam fazer reservas com facilidade, selecionem as suas preferências alimentares e até mesmo pré-visualizarem o cardápio antes de chegarem ao local.
“É através da associação do lado humano com o melhor da tecnologia que ajudamos os restaurantes a maximizar o desempenho, aumentar os lucros e criar experiências excecionais para os clientes graças ao nosso software de restauração” são as palavras escolhidas pelo software Zenchef na apresentação dos seus serviços.
Esta tendência, segue a atualidade em que vivemos. A tecnologia está cada vez mais presente e desta forma os clientes podem sentir que estão a abraçar um estilo de vida moderno e conectado, alinhado com as tendências atuais.
A jornada gastronómica contemporânea é uma sinfonia de paladares refinados e soluções tecnológicas inteligentes, onde a paixão pelo comer bem encontra um novo ritmo na era moderna.
Masterchef e Hells Kitchen: o lado sofisticado do comer bem
Neste crescente conceito gastronómico moderno, onde o gourmet, a aposta em produtos frescos e naturais, a luta contra o desperdício, a aposta em diferentes e novos sabores, tiveram a contribuição de programas bem conhecidos dos portugueses: Masterchef e Hells Kitchen.
A aposta em colocar um ou mais chefes conceituados à frente destes formatos tem-se revelado um sucesso. A combinação entre entretenimento e gastronomia proporciona ao telespectador uma visão fascinante do mundo da culinária profissional e amadora, enquanto assistem em cada episódio às habilidades culinárias dos aspirantes a chefs.
A verdade é que até há não muito tempo, uma apresentação cuidadosa aliada a um sabor apurado eram considerados suficientes para garantir uma refeição satisfatória. No entanto, com o surgimento de novos conceitos na área da restauração aumentaram também as expectativas do cliente quanto ao serviço que lhe é prestado. Assim, hoje em dia, enquanto ao escolher um restaurante convencional esperamos desfrutar de uma refeição de qualidade, quando optamos por um estabelecimento de renome, onde termos como ‘gourmet’ ou ‘bistro’ se destacam, esperamos nada mais nada menos do que uma explosão de sabores habilmente entrelaçados, transportando-nos em uma jornada gastronômica única, que começa no momento da reserva e só termina nas recomendações a amigos, bem depois do pagamento.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar