Shawn Buckles é um jovem holandês que decidiu leiloar todo o seu conteúdo digital. Todas as conversas de Facebook, WhatsApp e inclusive emails que trocou com os amigos, ou seja, toda uma vida na Internet, valem para Shawn 350 euros.
É a primeira vez que tal foi feito. O jovem vendeu o seu histórico de navegação à thenextweb, um meio de comunicação especializado em tecnologias. A empresa diz que vai utilizar o caso para chamar a atenção das pessoas acerca das questões de privacidade e partilha de dados na Internet.
Segundo o Mashable, o que se sucedeu foi mais do que um simples leilão para ganhar dinheiro. Esta venda suscitou algumas questões, como por exemplo: Quanto vale a sua vida digital? Empresas como a Google e o Facebook fazem dinheiro através dos dados recolhidos, de forma gratuita, de milhões dos seus utilizadores.
Shawn Buckles levantou a hipótese de, num futuro próximo, o utilizador poder comercializar os seu próprios dados. O jovem vendeu tudo o que diz respeito aos seu dados na web: padrões de treino, registos de localização, calendário, registos médicos e preferências enquanto consumidor. Actualmente, este tipo de dados sustêm as grandes empresas de Internet e no futuro podem ser responsáveis pela criação de grandes mercados online se cada pessoa começar a vender os seu dados pessoais, separadamente.
Os 350 euros de Shawn vão para a Bits of Freedom, uma organização que luta pelos direitos digitais.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar