Uma adolescente holandesa levou a experiência do Twitter demasiado a brincar e apanhou o susto da sua curta vida! A jovem de 14 anos foi detida depois de uma mensagem que enviou à American Airlines, através daquela rede social, onde alegava ser da Al Qaida e estar a preparar algo “realmente grande” para o dia 1 de Junho.
Era obviamente uma brincadeira, mas as autoridades avaliaram o caso com gravidade. A começar pela companhia aérea que alertou a jovem de nome Sarah que tomam “estas ameaças muito a sério“. “O seu endereço IP e detalhes serão reencaminhados para a segurança e para o FBI“, alertou também a American Airlines num tweet entretanto apagado.
Conta de Twitter da jovem foi bloqueada
A inconsciente adolescente, que tem como nome de utilizador do Twitter @QueenDemetriax_, também apagou o seu tweet ameaçador, mas ele já se tinha disseminado pela infindável rede da Internet. Entretanto, a sua conta foi suspensa depois de ter chegado a atingir os 30 mil seguidores com este insólito episódio.
“Eu sempre quis ser famosa. Mas… não famosa como o Osama Bin Laden“, terá twitado a adolescente antes de ver o seu perfil bloqueado, segundo adianta o jornal inglês Daily Telegraph.
Pela Internet circulam ainda os pedidos de desculpa da jovem que caiu em si, depois do tweet de alerta da American Airlines. “Eu só tenho 14 anos, pensam que vou explodir um avião ou algo assim. Eu sou só estúpida, ok“, escreveu num desses comentários. “Peço desculpa“; “agora estou assustada“; “eu estava a brincar e foi a minha amiga, não fui eu, tomem nota do endereço IP dela, não do meu“; “sou só uma rapariga” e “nem sou do Afeganistão“; “nunca fiz nada de errado na vida“, “por favor, salvem a minha vida“, foram outros comentários da jovem.
Polícia confirmou detenção e libertação pelo Twitter
Ela foi detida na segunda-feira, um dia depois da sua infeliz brincadeira, e libertada no dia seguinte, após ter sido ouvida por um juiz, conforme adiantou a Polícia de Roterdão no seu perfil do Twitter, afiançando que a jovem está ainda sujeita a “mais investigações“.
De resto, foi a Polícia de Roterdão, onde a jovem reside, que divulgou a detenção via Twitter. Um porta-voz da polícia holandesa, Wessel Stole, adiantou ao Business Insider que as autoridades consideraram que era preciso agir “pelo facto de [a situação] ter causado um grande interesse na Internet“.
E de facto, o assunto tem suscitado muitas opiniões, desde aqueles que falam de uma brincadeira “nojenta” de uma “parva miúda de 14 anos“, até àqueles que consideram que houve excesso de zelo das autoridades. Há também alguns tweets de outros utilizadores solidários com a adolescente fazendo ameaças semelhantes a outras companhias aéreas. E um utilizador que se auto-denomina Osama Bin Laden pega na questão pelo lado mais cómico, escrevendo “Sarah, por favor… Junta-te a mim“.
Apesar da graça inerente ao caso, é pertinente ter em mente que está em causa um crime. Em 2012, um membro do grupo anarquista norte-americano “Black Bloc” foi condenado a 4 anos de prisão depois de ter ameaçado explodir um comboio, durante a cimeira da NATO, avisando que tinha dois explosivos caseiros escondidos em sua casa, num livro oco do Harry Potter. Ele não tinha mesmo os tais explosivos, mas acabou condenado.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar