Conheça o resort de luxo onde se paga para viver como os pobres

0

É como pagar para passar uns dias numa favela de luxo! A ideia é de um resort sul-africano que apresenta um pacote turístico para quem quer experimentar viver como os pobres dos pobres… Ou melhor, experimentar a pobreza, mas sem as coisas más!

Esta aventura turística é oferecida pelo resort Emoya Luxury Hotel and Spa que, entre as inúmeras ofertas de luxo que disponibiliza aos seus clientes, apresenta também o complexo Shanty Town. Este espaço é caracterizado por 12 cabanas que se assemelham às “Shacks”, “Shantys” ou “Makhukhus”, como são conhecidas as casas feitas com folhas de alumínio ou cartão que dominam os mais pobres bairros sul-africanos conhecidos como “slums”.

Cabanas com soalho aquecido e Internet Wireless

Neste “slum” turístico a pobreza é só mesmo aparente! Shanty Town situa-se numa zona verde, que parece bastante agradável, e onde passeiam animais, longe do ambiente típico dos verdadeiros “slums”, onde dominam os dejectos e o lixo. Apresenta como um dos principais pontos altos o facto de os seus hóspedes terem que usar as latrinas no exterior das habitações, apetrechadas com o típico buraco no chão, mas certamente completamente sanitarizadas!

Além disso, no sítio oficial do resort nota-se que se pode aquecer a água para o banho ou para o chá em fogareiros tradicionais conhecidos por “donkeys”. Todavia, as casas de banho estão apetrechadas com duche e água quente, há electricidade e até soalho aquecido e acesso Internet Wireless.

“Será uma experiência que nunca mais esquecerá”, escreve-se ainda na descrição do hotel que fala dos “slums” como “um estilo de vida” e que nota que em Shanty Town foram criadas as condições perfeitas para viver nesse ambiente, mas sem as coisas más! Assim, é possível viver a experiência de um bairro pobre, mas sem os altos índices de crime, sem o risco de doenças e sem as péssimas condições sanitárias.

“Agora pode experimentar ficar numa “Shanty” dentro do ambiente seguro de uma reserva privada”, frisa-se também no sítio oficial, sublinhando-se que as cabanas são “completamente seguras e adequadas para crianças”.

O custo de uma estadia para quatro pessoas, por noite, numa “shanty” é de 82 dólares. Pouca coisa para um resort de luxo, mas uma quase fortuna para a maioria dos trabalhadores sul-africanos onde aquele valor constitui metade do salário mensal médio.

As estatísticas das organizações internacionais indicam que uma em oito pessoas vive em “slums” em todo o mundo. Espreite no vídeo que se segue a vida real nas verdadeiras “slums”:

Ora espreite o sítio oficial do resort Emoya Luxury Hotel and Spa.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também