Em Itália chamam-lhe o calendário dos padres sexy e é mais ou menos isso, um calendário com jovens sacerdotes de belas feições. Trata-se de uma iniciativa do fotógrafo italiano Piero Pazzi que se desenrola há já 10 anos e com assinalável sucesso.
Os padres fotografados por Piero Pazzi serão encontrados ao acaso, essencialmente nas ruas de Roma e de Sevilha. “Mas, às vezes, aparecem padres católicos que respondem ao apelo do casting”, refere o fotógrafo em entrevista recente à revista norte-americana Variety.
“A maior parte destes padres não querem ver o seu nome a aparecer, mas ficam felizes por participar”, nota ainda Piero Pazzi já em declarações ao Los Angeles Times, onde evidencia ainda que também capta imagens de “seminaristas ou acólitos”.
Pode espreitar no vídeo que se segue as imagens do Calendário de 2014, bem como alguns dos protagonistas de anos anteriores…
O autor do “Calendário Romano”, como é apelidado oficialmente, justifica esta sua criação com o interesse em atrair a atenção sobre o Vaticano e sobre o seu funcionamento. Além das fotografias dos padres, o calendário inclui ainda “informações genéricas sobre o Estado do Vaticano”, conforme se descreve no sítio oficial da publicação, e também uma secção sobre os museus de Roma e a história dos Papas.
Na página oficial do Calendário, que tem versões em Italiano, Inglês e Espanhol, este apresenta-se como “a mais típica lembrança de Roma”, notando-se que custa apenas 10 euros. E o melhor é que, além de ser vendido nos quiosques da capital italiana e em Veneza, também pode ser encomendado para todo o mundo pelo seguinte email: info@calendarioromano.org . E sem portes de envio suplementares!
Vaticano proibiu concurso de beleza entre freiras
Piero Pazzi não tem qualquer elo oficial com o Vaticano, mas o que é certo é que a autoridade máxima da Igreja Católica parece apoiar o seu projecto. Há rumores de que o famigerado calendário tem sido distribuído em alguns eventos religiosos, designadamente em encontros da juventude católica.
Uma posição do Vaticano que contrasta com a proibição aplicada à ideia do padre Antonio Rungi que pretendia organizar um concurso de beleza de freiras entre os 18 e os 40 anos. Irmã Itália, assim seria apelidada esta Miss muito particular, mas o Vaticano não permitiu que o concurso avançasse.
Este Calendário Romano é, todavia, bem mais pueril do que o protagonizado por um grupo de sacerdotes católicos ortodoxos, conforme pode confirmar no vídeo que se segue…
Quando uma pessoa quer viver em dois mundo : o mundano e o espiritual, com certeza um vai sobrar. Tem muita gente sem maturidade nenhuma para deternimada escolha de vida. Querem ser sacerdotes ou freiras mas sem vestir a camisa. Mas isto vale também para quem quer casar e viver vida de solteiro, um vai sobrar. Parece que o homem de hoje quer viver todas as sensações do mundo, todas sem sobrar uma e isto é loucura.