Flappy Bird: fim prematuro do jogo levanta suspeitas

0
Reprodução / Flappy Bird

O anúncio do criador do jogo “Flappy Bird”, da sua retirada de circulação, deixou uma multidão em estado de choque! Chegaram a ser feitas ameaças de morte ao autor do singelo e tão famoso jogo que alega que não conseguiu lidar com a fama.

Foi o vietnamita Dong Nguyen quem criou o “Flappy Bird”, o jogo lançado em 2013 e que bateu os fenómenos “Candy Crush” e “Angry Birds” com mais de 50 milhões de downloads.

O jogo não podia ser mais simples! Consiste no controle de um pássaro com o intuito de atravessar uma série espaços entre canos verdes. O design é básico, a música pouco apelativa, mas a dificuldade é grande. E é precisamente esta a fórmula que torna o “Flappy Bird” tão bem sucedido, segundo o próprio Nguyen.

“Eu acho que a razão principal porque os meus jogos são tão populares é a competição entre os jogadores e a simplicidade. Eles são terrivelmente simples, fáceis de aprender e requerem apenas habilidade. As pessoas querem competir de verdade e não pagar para ganhar”, disse Nguyen em entrevista recente ao jornal inglês The Independent.

Ele vem argumentando que o que o move não é o dinheiro, embora estivesse a facturar 50 mil dólares por dia com o “Flappy Bird”, mas o amor ao jogo. E perante tanta fama, tantas reacções dos jogadores e tantas especulações, Nguyen alega que não consegue aguentar mais, diz que o “Flappy Bird” lhe “arruinou a vida” e que agora o odeia!

Esta é a razão principal, segundo este vietnamita de 29 anos, para ter decidido retirar o jogo de circulação. O “Flappy Bird” já não está disponível nas lojas da Google, nem da Apple e há muitas pessoas a leiloarem os seus “smartphones” com o jogo por milhares de dólares.

Outra versão da história conta, contudo, que a Nintendo ter-se-á queixado de uma eventual violação dos direitos de autor, dado os gráficos do “Flappy Bird” serem muito semelhantes aos do jogo “Super Mario”.

Para lá da verdade, o certo é que os viciados do jogo poderão entrar agora em clima de depressão. Ou, por outro lado, poderá aproveitar este momento para se curarem de vez e largarem um vício que, segundo muitos, deu cabo da sua produção no trabalho e da sua saúde mental.

Se ainda não conhece o jogo, veja como funciona o “Flappy Bird”…

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Rita Pereira está grávida

Rita Pereira está grávida do segundo filho. Depois de ter assumido publicamente que gostaria de voltar a ter filhos, a atriz e Guillaume Lalung anunciaram ...