O funeral de Nelson Mandela tem dado muito que falar, mas não necessariamente pela homenagem que se prestou ao antigo presidente da África do Sul. O comportamento do intérprete de Linguagem Gestual que participou na cerimónia suscita polémica e, entre as alegações de falsidade, surge agora a teoria do ataque esquizofrénico.
Candidato “Ninja” homenageia Nelson Mandela com vídeo… extraordinário!
A comunidade surda da África do Sul prontamente criticou o intérprete, Thamsanqa Jantjie, garantindo que os gestos eram falsos. Logo a comunicação social internacional se debruçou sobre o caso e vieram a público rumores de que o homem teria sofrido um ataque de esquizofrenia durante o evento.
Thamsanqa Jantjie não confirma este dado, mas assume, em declarações à Rádio Talk 702, de Joanesburgo, que já foi “um paciente a receber tratamento em esquizofrenia”.
Celebridades de todo o mundo choram a morte de Nelson Mandela
Quanto às críticas que surgiram contra a sua actuação, Thamsanqa Jantjie defende-se, notando que participou como intérprete “em muitas conferências de imprensa”. “Não houve ninguém a dizer que eu tinha interpretado mal”, acrescentou na Rádio Talk 702.
Mas a CNN apurou que o Instituto de Tradutores da África do Sul já recebeu queixas contra o mesmo tradutor no passado. E o governo estará já a investigar o caso, designadamente para apurar quem o contratou.
“Se eu não estava a interpretar bem, porque é que não se notou antes? É preciso lembrar que se fala de um intérprete que tem vindo a interpretar há vários anos”, nota Thamsanqa Jantjie na citada Rádio.
Conheça a nova música dos U2 inspirada em Nelson Mandela
Polémicas à parte, o corpo de Nelson Mandela está em câmara ardente em Pretória, onde dezenas de pessoas fazem fila para uma última homenagem ao homem que mudou a face da África do Sul e que influenciou decisivamente todo o mundo.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar