Uma jovem de 18 anos foi operada de urgência, pois não conseguia comer nem beber, e os médicos ficaram chocados com o que encontraram no interior do seu estômago. Ela tinha 4 quilos de cabelo no interior deste órgão!
Ayperi Alekseeva, uma jovem de Bishkek, no Quirguistão, correu risco de vida, sofrendo gravemente de desidratação e de subnutrição durante vários meses, por causa de um estranho distúrbio. Ela comia o seu próprio cabelo, apanhando ainda fios de cabelo de outras pessoas nos tapetes ou no chão.
Seis anos de selfies ilustram batalha de jovem contra doença rara
Esta desordem causou-lhe sérias lesões no estômago, findando mesmo por a impedir de comer ou de beber. Só a ingestão de um pouco de água já a fazia sentir-se mal.
“Quando ela chegou a nós, não conseguia sequer beber água. Percebemos que tínhamos que operar imediatamente. Era a única alternativa – nada mais resolveria o problema. O seu estômago estava tão inchado, por causa de cabelo e bocados de lã da carpete, que literalmente os expeliu logo que as paredes do mesmo foram cortadas“, explica o médico cirurgião Bahadir Bebezov, que a operou no Hospital de Bishkek, em declarações divulgadas pelo jornal Telegraph.
Este tipo de distúrbio, que motiva que as pessoas comam o próprio cabelo, denomina-se cientificamente como tricofagia e, se não for curado atempadamente, pode evoluir para o chamado Síndroma de Rapunzel, em que uma bola de cabelo desenvolve uma espécie de cauda que se arrasta até ao intestino grosso.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar