Parece mentira, ou até anedota, mas o que o leitor está prestes ler é o mais recente insólito que envolve um médico e uma paciente que precisa de perder peso.
A paciente em causa é Adriana Santos de 33 anos, com 1.53cm de altura e 100Kg de peso, que sofre de dores no fígado e como tal precisa de emagrecer.
Esta apresentou-se numa unidade móvel da sua área de residência – Fundação José Silveira – e esta era a primeira vez que estava a ser consultada pelo médico.
Tendo em conta o historial da senhora, o médico prescreveu-lhe Cadialina, ao que a paciente perguntou o porquê de ele lhe prescrever aquele medicamento.
O médico disse para a paciente passar no ferreiro e comprar 7 cadeados. Como se não bastasse, ainda disse à paciente onde colocar os mesmos. Segundo relatos da paciente o médico disse-lhe:
Um para a sua boca, outro para a geladeira, outro para o armário, outro para o frigorífico, outro para o congelador e outro para o cofre de casa. Ele ainda falou que, se eu não quisesse os cadeados, o jeito seria fazer jejum em quatro dias da semana. E, nos outros três, só beberia água.
O médico entretanto já se terá pronunciado para a TV Itapoan:
Só usei uma linguagem figurada. É uma paciente que tem compulsão por alimento. Infelizmente, ela vive numa comunidade que não tem capacidade de abstrair as coisas
A Fundação reconhece ter havido uma consulta e decidiu abrir uma investigação para averiguar o que terá acontecido, bem como para apurar se houve infracção do código de ética profissional. Já a paciente processou o médico e o caso está a dar que falar. Confira no vídeo a notícia contada pela própria.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar