Se olharmos para algumas das invenções do homem, fica claro que a grande maioria teve e tem como principal objectivo alimentar a preguiça humana.
Os exemplos são muitos: um controlo remoto fez-nos deixar de levantar para ir à TV mudar de canal; um micro-ondas permite cozinhar com menos esforço e menos sabedoria; um meio de transporte permite um deslocamento mais rápido e mais cómodo; etc. A lista não termina e, se olharmos em nosso redor, rapidamente vemos várias invenções, fundamentais no nosso dia-a-dia, que não são mais do excelentes geradores de preguiça.
Em suma, quer queiramos quer não, ser preguiçoso é algo humano e, de vez em quando, até sabe bem. O problema é quando a invenção falha e a preguiça acaba mais realçada do que a real utilidade dessa criação humana.
O caso mais recente aconteceu numa emissão noticiosa da Bola TV onde, numa notícia sobre uma campanha da DECO (Defesa do Consumidor), um processo automático apresentou a foto do ex jogador de futebol Deco. Felizmente, a foto foi rapidamente retirada e a notícia continuou.
A notícia em causa dá conta de um novo serviço criado pela DECO, disponível aqui, que permite encontrar o mais barato ponto de venda de botijas de gás perto de si. Obviamente, o jogador Deco nada tem a ver com o assunto.
Acreditamos que tudo não terá passado de processo automático, preguiçoso mas inovador, que automaticamente escolhe imagens através do contexto das notícias.
A falha, porém, não é novidade. Há cerca de 2 anos erro semelhante, dessa vez na RTP, terá associado à notícia da taxa de IVA de 6% aplicada no desporto de golf a uma apresentação do VW Golf (o carro). Recorde aqui esse outro fail da TV portuguesa:
Sê o(a) primeiro(a) a comentar