Afinal há Eurovisão a 16 de Maio (mas não é como está a pensar!)

0

A União Europeia de Radiodifusão anunciou que, afinal, vai haver Eurovisão a 16 de Maio, mas não será o habitual concurso, com votos e público ao vivo.

Após o anúncio do cancelamento da edição de 2020 do Festival da Eurovisão que deixou os fãs do concurso desiludidos, a organizadora do evento resolveu recuar, tomando uma decisão que mantém a sua emissão televisiva, mas em moldes diferentes do costume.

Assim, a Eurovisão deste ano vai ser difundida sem eliminatórias, sem votações e sem público ao vivo. Não será um concurso, mas um espectáculo com a emissão das 41 canções escolhidas pelos países participantes em 2020.

A pandemia de Covid-19 cancelou o concurso da Eurovisão, mas isso não impede que os concorrentes dêem música ao mundo numa altura em que milhões de pessoas estão isolados em casa, de quarentena.

A emissão vai ocorrer a 16 de Maio, pelas 20 horas, sob o título “Europe Shine a Light” (algo como Europa Acende uma Luz).

O concurso devia realizar-se em Roterdão, na Holanda. Assim, a emissão especial da Eurovisão terá a apresentação dos holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit e vai contar com a actuação da portuguesa Elisa, a candidata que venceu o Festival RTP da Canção com a música “Medo de Sentir”.

Não se sabe ainda se os concorrentes vão actuar ao vivo. É provável que a emissão se limite a difundir as gravações das respectivas actuações nas televisões dos seus países.

Esta é a primeira vez que a Eurovisão é adaptada, dadas as circunstâncias extraordinárias por que o mundo atravessa devido ao coronavírus.

//SV

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também