Filme foi criticado pelas características peculiares da personagem principal.
A actriz Anne Hathaway, a protagonista da nova versão de “The Witches”, veio a público pedir desculpas e prometer “fazer melhor” depois das críticas ao facto de a sua personagem, a bruxa Grand High Witch, ser retratada com apenas três dedos em cada mão e sem dedos nos pés.
“Soube, recentemente, que muitas pessoas com diferenças nos membros, especialmente crianças, estão em sofrimento por causa da imagem da Grand High Witch em The Witches”, começa por escrever Anne Hathaway no seu perfil do Instagram.
“Eu faço o meu melhor para ser sensível aos sentimentos e experiências dos outros, não por causa de um medo confuso do PC, mas porque não magoar os outros parece-me ser um nível básico de decência que todos deveríamos procurar”, aponta a actriz.
“Como alguém que acredita realmente na inclusão e que detesta mesmo, detesta, a crueldade, devo-vos um pedido de desculpas pelo sofrimento causado”, destaca ainda Anne Hathaway.
“Peço desculpa. Não associei a diferença de membros à GHW quando o aspecto da personagem me foi apresentado; se o tivesse feito, asseguro-vos que isto nunca teria acontecido”, prossegue a actriz.
“Quero, especialmente, pedir desculpa aos miúdos com diferenças de membros: agora que sei melhor, prometo fazer melhor”, realça Anne Hathaway, frisando que deve um “pedido de desculpas especiais” aos que amam estas crianças “tão ferozmente” quanto ela diz amar os seus próprios filhos. “Sinto muito por decepcionar a vossa família”, conclui.
Anne Hathaway acompanha a sua publicação com um vídeo do projecto Lucky Fin, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à consciencialização sobre as pessoas com diferenças de membros, e com a hashtag #NotAWitch (Não sou uma bruxa em Português).
The Witches envia mensagem errada
“The Witches” estreou neste ano de 2020, sendo uma nova adaptação de um livro de 1983 que chegou, pela primeira vez, ao cinema em 1990 com Angelica Houston no papel principal.
A estreia do filme com Anne Hathaway motivou críticas de pessoas com diferenças de membros, como o comediante e jornalista inglês Alex Brooker que nasceu com deficiências nas mãos, nos braços e numa perna que teve que ser amputada.
“Para mim, envia a mensagem de que devemos ter medo das pessoas a quem faltam dedos”, frisou Alex Brooker na BBC.
A Warner Bros, a distribuidora do filme, também já veio a público pedir desculpas, salientando que ficou “profundamente triste” pelo facto de o filme realizado por Robert Zemeckis poder “incomodar as pessoas com incapacidades”.
“Na adaptação da história original, trabalhamos com designers e artistas para chegar a uma nova interpretação das garras tipo gato que são descritas no livro”, frisa a empresa, considerando que a intenção não era comparar essas pessoas às “criaturas fantásticas e não humanas” do filme.
Versão de Anne Hathaway não faz esquecer a de Angelica Houston
A nova versão segue a mesma linha da versão original, exibida em 1990 com Angelica Houston no papel principal. A trama acompanha a história de um rapaz no Alabama, nos anos de 1960, que, juntamente com a sua avó, encontram a Grand High Witch.
O rapaz e a avó vão tentar evitar que a Grand High Witch e o seu séquito de bruxas levem a bom porto o seu plano de destruir todas as crianças do mundo.
Espreite a versão de 1990 de The Witches que continua a ser, para alguns, um dos grandes papéis de Angelica Houston…
//SV
Sê o(a) primeiro(a) a comentar