Beijo entre dois homens suspende novela em Angola

1

Um beijo entre dois homens, na televonela “Jikulumessu”, está a causar polémica em Angola. O breve e inocente ósculo na boca motivou mesmo a suspensão da novela exibida pelo canal público TPA.

Os actores Pedro Hossi e Lialzio Almeida são os protagonistas da cena que tanto burburinho causou na sociedade angolana. Foi o primeiro beijo gay exibido na televisão angolana e a polémica foi tal que a TPA retirou a novela do ar, alegando “razões de ordem técnica”.

“Jikulumessu”, que deverá chegar em breve à RTP1 sob o nome “Abre o Olho”, apresentou-se como uma novela que pretende “suscitar um debate saudável” e “encorajar o diálogo na sociedade sobre a tolerância e o respeito por todos os grupos sociais”. A abordagem de temas ainda polémicos, no seio da sociedade angolana, nomeadamente a homossexualidade, é, assim, uma decisão pensada da parte dos responsáveis da telenovela. Todavia, eles não estariam à espera de criar tanta polémica.

A produtora da novela, a Semba Comunicações, já pediu “sinceras desculpas”, reconhecendo que “algumas imagens emitidas podem ter ferido susceptibilidades”. A empresa nota que nunca quis “desrespeitar e ofender” e sustenta que, por isso, “tomou a decisão de fazer as devidas correcções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis, para assegurar que a abordagem dos mesmos mantenha o valor pedagógico inicialmente pretendido “.

Entretanto, a decisão de suspender a novela despoletou muitas críticas, nomeadamente nas redes sociais.  Mas, na sociedade mais tradicional angolana, a que se terá sentido mais ferida com o beijo fugidio, a medida estará a ser encarada com sensatez.

Artigos Relacionados

1 comentários

Post a new comment

Veja também