Desde de 2012 que a procura do cacau tem sido maior do que a oferta. As pessoas consomem mais chocolate do que aquele que é produzido e por causa disso o cacau pode esgotar.
Quem o diz são dois dos maiores produtores mundiais de chocolate: A Mars e a Barry Callebut. Se a diferença entre o consumo e a produção se continuar a manter, em 203o apenas dois milhões de toneladas irão separar a oferta da procura.
Em 2013 o défice de cacau foi de 70 mil toneladas. São dois, os principais factores que contribuem para a escassez do cacau. Primeiro, o aumento do consumo do chocolate, principalmente no mercado Chinês. Com o aumento da classe média, a economia chinesa tem exigido mais quantidades de chocolate. Contudo, são os ocidentais quem continuam a consumir mais este produto.
Em segundo lugar estão os aficionados de chocolate negro, que contém uma percentagem maior de cacau, tornando o chocolate mais saudável.
No entanto o problema não se encontra só na procura, mas também na oferta. O tempo demasiado seco que afecta a África ocidental prejudicou a produção, devido à propagação de um fungo que destruiu as colheitas.
A Organização Internacional de Cacau estima que foram desperdiçados entre 30% a 40% da produção global de cacau. Consequentemente, muitos agricultores decidiram mudar-se para o cultivo do milho, uma vez que este é considerado mais fácil do que o do cacau.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar