Conchita Wurst, “a mulher barbuda” como é também conhecida, é a grande diva do momento em todo o mundo, depois de ter ganho o Festival Eurovisão da Canção 2014, no passado sábado, em Copenhaga, na Dinamarca. A concorrente austríaca saiu vitoriosa perante uma audiência de 180 milhões de pessoas em 45 países e deixa o planeta espantado e alguns verdadeiramente revoltados.
Vídeos de Conchita Wurst com actuações, entrevistas e dicas de maquilhagem
A balada “Rise Like a Phoenix” garantiu a Tom Neuwirth, o nome verdadeiro de Conchita Wurst, a vitória no concurso da Eurovisão e o homem de 25 anos, que actua vestido de mulher com uma profusa barba preta, confessou o “sonho tornado realidade“. Mas há quem considere que este inusitado triunfo é um pesadelo!
Na Bielorrússia, na Arménia e na Rússia, por exemplo, foram lançadas petições públicas contra a participação de Conchita Wurst no Festival. Activistas bielorrussos tentaram mesmo que o canal público do país cortasse as imagens com a prestação da concorrente da Áustria.
E o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozine, utilizou o seu perfil do Twitter para criticar a vitória de Conchita Wurst na Eurovisão e lançar farpas à Ucrânia, notando que este desfecho dá “uma ideia aos partidários da integração europeia do que os espera se se juntarem à Europa. A saber: uma mulher de barba“.
“É o fim da Europa. Ali não há homens e mulheres, há ‘aquilo’. Há 50 anos libertámos a Áustria. Foi um erro“, comentou por seu lado o político nacionalista russo Vladimir Jirinovski.
Antes da final, o também político russo Vitaly Milonov, que foi bastante interventivo no sentido da aprovação recente da lei contra a propaganda gay, na Rússia, tinha chamado “pervertido” a Conchita Wurst, lamentando que estava a transformar o Festival da Eurovisão num “espectáculo de sodomia“.
Conchita Wurst no próximo James Bond!
Mas por outro lado, Conchita ganhou um verdadeiro séquito de fãs, nomeadamente nas redes sociais, onde já há quem sugira que seja ela a cantar o tema do próximo filme “James Bond”. Uma ideia que foi lançada pelo utilizador do Twitter @danisnotonfire e que está a ter imenso sucesso.
Até a BBC se junta a esta onda com o seguinte comentário no Twitter: “Estamos com o @danisnotonfire – Conchita Wurst para o próximo tema do James Bond! Ela tem Licença para emocionar“.
Também há quem escreva, com graça, que ela deve ser o próximo James Bond e a próxima “Bond Girl”! Outros lançam alertas a Adele, que cantou o tema do último filme da saga “James Bond”, de que poderá ser substituída por Conchita e alguém sugere um dueto com as duas.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar