Covid-19 levou maior galã do Brasil (e vacinado). O que explica a morte de Tarcísio Meira

0
Tarcísio Meira e Gloria Menezes

O ator Tarcísio Meira morreu, aos 85 anos, com covid-19, mesmo estando vacinado com as duas doses contra a infeção. Um caso raro que é explicado por especialistas.

Tarcísio Meira era considerado, por muitos, como o maior galã do Brasil, depois de ter participado em muitas telenovelas da Globo. Mas o actor não resistiu à covid-19 e morreu no hospital, com a infecção, aos 85 anos de idade.

O artista estava vacinado com as duas doses contra a infecção, mas, mesmo assim, não conseguiu vencer o vírus que parou o mundo.

Além da idade avançada, Tarcísio Meira tinha insuficiência renal e esteva a fazer hemodiálise contínua enquanto esteve internado com covid-19, nos Cuidados Intensivos, com respiração assistida.

Os casos de morte em pessoas vacinadas com covid-19 são raros, mas acontecem e alguns especialistas explicam porquê.

Mortes em vacinados são muito raras

O imunologista Gustavo Cabral explica ao site Viva Bem do UOL que nenhuma vacina protege a 100%. “Elas não são um ‘escudo mágico'”, nota, frisando que é preciso ter em conta também as características específicas dos doentes, como, por exemplo, a idade e doenças.

E é preciso realçar que os idosos têm um sistema imunológico mais fraco por via da degradação física típica do avançar da idade.

Aliás, um estudo feito no Brasil, citado pelo Viva Bem, constata que os idosos com mais de 70 anos são as principais vítimas entre doentes de covid-19 vacinados.

Contudo, esse mesmo estudo, nota que as “pessoas completamente vacinadas representaram somente 3,68% das mortes por covid-19 que ocorreram no Brasil entre 28 de Fevereiro e 27 de Julho”, segundo destaca o mesmo site.

Vacinas são como bons guarda-redes

A doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, explica também no Viva Bem que “uma boa vacina é como se fosse um bom goleiro”, ou seja, um guarda-redes.

“E como sabemos que o goleiro é bom? Vamos olhar o histórico dele. A frequência com a qual ele faz defesas. Se ele defende com frequência, ele é um bom goleiro. Isso não quer dizer que ele é invicto, que ele nunca vai tomar golo. Mas, mesmo se tomar golo, ele não deixa de ser um bom goleiro”, destaca Natália Pasternak.

“Mas se o time dele for uma droga, se a defesa do time dele for uma droga, ele vai tomar mais golo, porque vai ter muito mais bolas indo para o golo, então a probabilidade de ele errar aumenta”, sublinha ainda a especialista.

Assim, “a vacina diminui o seu risco de ficar doente, agora se você estiver numa área onde a defesa do time é ruim, onde o vírus está circulando muito, a probabilidade de você ficar doente aumenta”, conclui.

Glória Menezes soube da morte de Tarcísio Meira no hospital

Tarcísio Meira era casado com Glória Menezes há quase 60 anos. A actriz também está vacinada e ficou infectada com covid-19, estando internada num hospital de São Paulo, mas com sintomas mais ligeiros do que o marido.

A imprensa brasileira avança que Glória Menezes deverá ter alta do hospital em breve.

O assistente pessoal da actriz referiu ao jornal O Globo que ela já foi informada da morte de Tarcísio Meira e que reagiu com “muita, muita, muita, muita tristeza”.

Glória Menezes tem 86 anos de idade.

//SV

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também