“Dark Horse”, o mais recente videoclip de Katy Perry, está a ser alvo de uma petição online por desrespeitar o nome de Alá.
À semelhança do videoclip “Roar”, que também esteve envolvido em polémica, “Dark Horse”, divulgado no passado dia 20, de acordo com a petição trata-se de uma blasfémia a Alá, indignando pessoas de várias religiões e de vários cantos do mundo.
No videoclip em causa e que disponibilizamos abaixo, Katy Perry surge num cenário Egípcio, onde é rainha e tem o poder de ir recusando as oferendas que os diferentes pretendentes lhe trazem, reduzindo-os a pó. No entanto, o centro da polémica remonta para o primeiro pretendente, que traz ao peito um pendente com a palavra “Alá” e que, tanto ele como o pendente, acabam reduzidos a pó.
Na petição criada por Shazad Iqbal, residente em Bradford, Inglaterra, este apela para que o vídeo seja eliminado, alertando para algumas partes em particular do videoclip:
[box style=”rounded” border=”full”]
Esta petição diz respeito ao videoclip da música “Dark Horse” de Katy Perry, alojado pela KatyPerryVEVO no YouTube.
O vídeo é considerado altamente controverso para os seus espectadores pois retrata a blasfémia.
Aos 1:15 no video “Dark Horse”: um homem é mostrado a ser queimado enquanto usa um pingente (também ele queimado) que mostra palavra “Alá”, que é a palavra árabe para Deus.
Como se não bastasse, a blasfémia está claramente presente no vídeo, uma vez que Katy Perry (que parece estar a representar uma oposição a Deus) engole o crente e a palavra Deus em chamas.
Essa é a razão de criar esta petição para que as pessoas de diferentes culturas, de diferentes religiões e de diferentes partes do mundo, concordem que o vídeo promove a blasfémia, ao usar o nome de Deus de forma irrelevante e de mau gosto, acto que é considerado inapropriado por qualquer religião.
Esperamos que o vídeo com tais imagens seja removido. Tais actos não são aceites nem tolerados, esperamos que o YouTube remova o vídeo.
[/box]
A petição está disponível em Change.org e já ultrapassou as 65.000 assinaturas. Se atingir as 100 mil caberá ao YouTube proceder à eliminação, ou não, do videoclip em causa. Ao mesmo tempo que a petição ganha mais assinantes, também o número de visualizações do video aumenta de dia para dia, tendo já ultrapassado as 40 mil visualizações.
“Dark Horse” faz parte do mais recente álbum da cantora, “Prism”, que foi lançado no passado dia 22 de Outubro.
Recorde que este álbum tem estado em torno de enorme polémica: o álbum foi inicialmente proibido de ser comercializado na Austrália; a cantora já foi acusada de plagiar os temas “Spiritual” e “Roar”; e o videoclip de “Roar” foi criticado pela PETA, organização de defesa dos animais, que acusou a cantora de maltratar os animais.
Pode consultar a petição online aqui.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar