De ténis e com uivo simbólico, Frances McDormand foi estrela nos Óscares 2021

0
Frances McDormand nos Óscares 2021

A actriz Frances McDormand foi eleita Melhor Actriz pelo papel em “Nomadland” na cerimónia dos Óscares 2021, marcando o evento com um uivo com muito significado.

Não foi por razões ambientais, para defender os lobos, nem por qualquer motivação reivindicativa que Frances McDormand uivou na cerimónia dos Óscares 2021. A actriz fê-lo para homenagear um elemento da equipa de “Nomadland”.

Está em causa Michael Wolf Snyder que fazia parte da equipa de mistura de som do filme e que se suicidiou em Março de 2020, com apenas 35 anos de idade.

Assim, aquando da vitória de “Nomadland” como Melhor Filme, Frances McDormand, que foi a produtora da longa metragem, fez questão de o relembrar. “Damos este ao nosso lobo”, apontou a actriz antes de soltar o uivo, reportando-se ao nome de Michael Wolf Snyder – é que Wolf quer dizer lobo em Português.

Frances McDormand ganha 3º Óscar em 3 nomeações

Com o triunfo como Melhor Actriz pelo papel em “Nomadland”, Frances McDormand ganha o terceiro Óscar em 3 nomeações depois de ter vencido o galardão em 1996 por “Fargo” e em 2018, por “Três Cartazes à Beira da Estrada”.

A actriz empata, assim, com Meryl Streep no número de Óscares e só é superada por Katharine Hepburn que ganhou 4 estatuetas em 12 nomeações.

As outras nomeadas deste ano ao Óscar de Melhor Actriz eram Carey Mulligan (“Uma miúda com potencial”), Viola Davis (“Ma Rainey: A mãe dos blues”), Vanessa Kirby (“Pieces of a Woman”) e Andra Day (“The United States vs. Billie Holiday”).

Na cerimónia dos Óscares, Frances McDormand destacou-se, como já vem sendo habitual, com um loook que destoou do habitual glamour de Hollywood, apresentando-se com um vestido largueirão e de ténis. O cabelo grisalho quase nem parecia penteado!

É a confiança de uma mulher que não deve nada a ninguém, a não ser ao seu talento, e que se está a marimbar para a superficialidade da indústria cinematográfica.

“Não tenho palavras… A minha voz está na minha espada. Sabemos que a espada é o nosso trabalho. E eu gosto de trabalho. Obrigada por saberem isso e obrigada por isto”, agradeceu Frances McDormand no discurso de aceitação do Óscar de Melhor Actriz.

Chloé Zhao fez história nos Óscares

Um dos grandes destaques da cerimónia, em termos de prémios, é a realizadora Chloé Zhao. Ela venceu o prémio de Melhor Realizadora com “Nomadland”, tornando-se na primeira mulher não caucasiana e na primeira mulher de ascendência asiátia a vencer o galardão.

Chloé Zhao também se torna na segunda mulher a vencer o prémio depois de Kathryn Bigelow ter ganho com “Hurt Locker”.

“Nomadland” conta a história de Fern (Frances McDormand), uma viúva de meia-idade que percorre os EUA numa carrinha, saltando de emprego temporário em emprego temporário e vivendo em parques de campismo.

É um projecto onde Frances McDormand se empenhou pessoalmente como produtora, tendo apostado em Chloé Zhao para a realização.

O filme é um misto de ficção e de realidade, em jeito de documentário, com Frances McDormand como um dos raros actores profissionais. A maioria das pessoas que participam são reais e foram encontradas ao longo da caminhada pela estrada.

//SV

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também