George Clooney investe dinheiro em satélite espião no Sudão

0
George Clooney

George Clooney, considerado um dos maiores galãs do grande ecrã, é actor, produtor e director de cinema e televisão.

Não obstante a todos estes cargos, George Clooney é ainda co-fundador de uma organização que usa imagens de satélite para observar possíveis ataques aéreos no Sudão, bem como movimentações de tropas.

O actor afirmou, em entrevista para o The Guardian, que investe grande parte do dinheiro que recebe das campanhas de publicidade da Nespresso num satélite no Sudão, com a finalidade de controlar Omar al-Bashir, ditador sudanês acusado de crimes de guerra em Haia:

A maioria do dinheiro que eu faço com os comerciais da Nespresso, gasto-o a manter um satélite ao longo da fronteira do Norte e Sul do Sudão para manter um olho sobre Omar al-Bashir (…). Então ele veio a público declarar que eu estou a espia-lo e perguntou se eu ia gostar de ter uma câmera atrás de mim para todo o lado. Bom, ‘bem-vindo à minha vida Sr. Criminoso de Guerra’. Quero que o criminoso de guerra tenha a mesma quantidade de atenção que eu recebo. Acho que é justo.

Clooney tem sido bastante activo em tentar acabar com o reinado de Omar al-Bashir. A organização da qual faz parte, de nome Projecto Sentinela, tem como objectivo observar os movimentos das tropas e conseguir alertar os civis antes dos ataques.

No ano passado, no Carousel of Hope Ball onde foi homenageado com o prémio Brass Ring Award, ele afirmou:

A verdade é que… nós vamos ter que encontrar muitas maneiras de tornar a vida miserável para as pessoas que tornam a vida miserável. E o mais importante… temos que continuar a fazer a vida suportável para aqueles cuja situação tornou-se insuportável.

Lembre-se que o actor foi preso em Março de 2012 numa manifestação, em frente à embaixada do Sudão em Washington, contra os crimes de guerra cometidos no Sudão.  Nesta manifestação, os intervenientes acusavam o ditador de criar uma crise humanitária e de impedir que os alimentos chegassem a Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também