Javier Bardem e Penélope Cruz criticam ataques israelitas

0

Centenas de celebridades espanholas manifestaram o seu desagrado perante as acções militares de Israel contra Gaza numa carta enviada à imprensa local. O casal Javier Bardem e Penélope Cruz e o realizador Pedro Almodóvar são alguns dos nomes que assinaram esta carta.

O conflito israelo-palestiniano já provocou mais de 1100 mortes, a maioria palestinianos. Na carta, citada pelo The Guardian, os autores pedem à União Europeia que condenem os bombardeamentos por terra, mar e ar sobre a população palestiniana na Faixa de Gaza. Gaza está a viver horrores nestes dias, a ser cercada e atacada (…) Os lares de palestinianos estão a ser destruídos, tem-lhes sido negada água, electricidade e livres deslocações aos seus hospitais, escolas e campos enquanto a comunidade internacional não faz nada.

Os artistas lamentam ainda,os danos físicos, morais e psicológicos aos habitantes de Gaza e confirmam ainda a teoria do iraniano Ali Khamenei de que Israel está a cometer um genocídio.

O The Guardian considera esta mensagem como “uma das mais estridentes” acerca do conflito. Têm sido muitas as manifestações públicas contra este conflito, quer seja nas redes sociais, quer em comunicados.

Javier Bardem, que também assinou esta carta, escreveu na semana passada um texto no jornal El Diario, onde classifica o conflito de Gaza como uma ocupação e exterminação contra pessoas sem meios, confinados a um pedaço mínimo de terra, sem água e onde hospitais, ambulâncias e crianças são alvos e alegados terroristas…”

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também