Luis Sepúlveda em coma e com respiração assistida. Mulher desmente

0

O escritor chileno, infetado com o novo coronavírus, que esteve em Portugal, está em coma e com respiração assistida, de acordo com as informações avançadas pela imprensa espanhola.

De acordo com o jornal El EspañolLuis Sepúlveda está em coma e com respiração assistida por causa do coronavírus. O escritor chileno, que vive em Espanha, está internado no Hospital Universitário Central da Astúrias, em Oviedo.

O escritor, de 70 anos, está inserido num dos grupos de risco por causa da sua idade e, por isso, a vigilância da equipa médica que o acompanha é constante, diz o jornal espanhol. O autor foi o primeiro caso de Covid-19 diagnosticado nas Astúrias, onde reside.

Porém, em declarações ao jornal 24 Horas, citadas pelo Diário de Notícias, a mulher do escritor, Carmen Yáñes, nega estas informações e diz até que o marido está a melhorar progressivamente.

“Está sedado por indicações médicas, mas não em coma”, refere Yáñez, acrescentando que o escritor já recuperou da infeção num dos pulmões e “está a caminho de recuperar no outro”.

Sepúlveda passou por Portugal, depois de ter estado presente no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, de 18 a 23 de fevereiro. O escritor começou a ter os primeiros sintomas no dia 25, mas só procurou um médico dois dias depois.

Neste momento, há 47 mortos provocados pelo coronavírus em Espanha e 2002 pessoas estão infetadas, a maior parte na região de Madrid, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde.

Esta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, revelou que há mais de 118 mil casos em 114 países diferentes e 4291 mortos.

// ZAP

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também