A condição de saúde de Michael Schumacher ter-se-á agravado por causa da pandemia de covid-19. Contudo, o seu estado continua no segredo dos deuses.
Houve “uma deterioração do estado de saúde” de Michael Schumacher durante o período de confinamento por causa da pandemia de covid-19. A notícia é avançada pelo jornal britânico Daily Mirror que reporta que o antigo piloto de Fórmula 1 sofreu “devastadoras complicações” por causa da quarentena.
O tablóide fala dos “secretos problemas de saúde” de Schumacher e nota que sofre de “atrofia muscular” e “osteoporose”.
Schumacher está “muito diferente” do que era
O estado do antigo campeão de Fórmula 1 tem sido um mistério depois de ter sofrido um grave acidente de ski, em 2013, nas pistas de Meribel, nos alpes franceses, embatendo com a cabeça numa rocha.
Há dias, a agência espanhola EFE deu conta de um alegado transplante de células mãe que teria sido feito ao ex-piloto, mas a família de Schumacher não confirma a operação.
O jornal britânico The Guardian considera que é “incorrecta” essa possibilidade, frisando que não pode ser sujeito a esse tipo de cirurgia nesta altura, “enquanto os riscos de saúde vinculados à doença que gerou a pandemia de coronavírus permaneçam”.
A mulher de Schumacher, Corinna, tem mantido a condição de saúde do ex-piloto em segredo, alegando que é um “problema familiar”. Assim, não há dados oficiais sobre o seu estado, nem sobre eventuais progressos na sua condição.
No ano passado, Corinna limitou-se a revelar publicamente que Schumacher “deu pequenos passos”.
A mulher do ex-piloto tem dito que ele se encontra “nas melhores mãos”, assistido “com tudo o que está ao alcance” da família e que esta tem feito “tudo o que é possível” pela sua reabilitação.
Os rumores indicam que Schumacher será assistido diariamente por uma equipa de médicos e enfermeiras, com custos que rondarão os 140 mil dólares por semana.
Também se diz que o antigo piloto pesa apenas 45 quilos, que não consegue andar e que está sempre prostrado. Ele já terá saído do coma, mas não conseguirá falar e só conseguirá reconhecer a família mais próxima.
Certo é que Schumacher “não está como todos o recordamos”, realçou recentemente o neurocirurgião italiano Nicola Acciari, salientando que o aspecto físico do antigo piloto será “muito diferente, com uma estrutura orgânica, muscular e esquelética deteriorada” como resultado do “trauma cerebral sofrido”.
Tentaram vender fotos de Schumacher na cama por um milhão de euros
Em Janeiro passado, Corinna revelou que foi encontrada uma pessoa estranha na residência do casal em Genebra, na Suíça, e que terá tirado fotos a Schumacher enquanto este se encontrava prostrado na cama.
Essa pessoa terá tentado vender as fotos por mais de um milhão de euros – Corinna não explica se terá tentado vender as fotos à família do piloto, mas diz que foram disponibilizadas a vários meios jornalísticos. Não há conhecimento de que essas fotos tenham sido tornadas públicas.
Schumacher é o piloto mais vencedor da Fórmula 1, com sete títulos no currículo, 91 vitórias, 158 pódios, 68 pole positions e 77 recordes de pista.
//SV
Sê o(a) primeiro(a) a comentar