Profissão influencia a memória e raciocínio na terceira idade

0

Pessoas com profissões mais complexas têm mais predisposição para terem a sua memória e raciocínio mais desenvolvidos na terceira idade. Estas conclusões surgem de um estudo realizado pelo jornal Neurology, citado pela revista Veja.

Trabalhar em profissões onde a capacidade cognitiva das pessoas necessita de ser maior, como por exemplo advocacia ou engenharia, aumenta a hipótese de se ter a memória e raciocínio mais desenvolvido depois dos setenta anos.

Na investigação, analisaram-se actividades que envolvem gerir pessoas, coordenar e sintetizar dados ou acções de negociação, como acontece com os arquitectos, músicos, engenheiros civis, médicos ou designers gráficos.

Comparativamente a profissões como recepcionista, operário ou empregado de balcão, as profissões mais complexas permitem manter as faculdades mentais em idade mais avançada.

No estudo participaram 1066 reformados com mais de 70 anos. Foram comparados os testes de QI que esses reformados tinham realizado em crianças com os seus actuais testes de QI.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também