O sorteio para a fase final do Mundial 2014, que vai decorrer no Brasil, está envolto em polémica, com suspeitas de eventual manipulação. E depois dos rumores, agora há mesmo um vídeo, reproduzido acima, que tenta comprovar a alegada fraude.
Nas imagens podem ver-se o secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, bem como a apresentadora Fernanda Lima e o ex-futebolista brasileiro Cafú. As suspeitas recaiem sobre o procedimento de Jerôme Valcke no momento em que este retira os papéis de dentro das bolas do sorteio.
O vídeo sugere que houve uma troca nos papéis com os nomes dos países, tentando comprovar a alegada manipulação do sorteio.
As suspeitas em torno do sorteio surgiram já mesmo antes de este ter sido realizado com uma conta do Twitter intitulada “Brasil 2014 Fraude” a anunciar, um dia antes do evento, que a Argentina calharia no Grupo de Bósnia, Irão e Nigéria, como de facto veio a acontecer.
É preciso notar, contudo, que esta previsão pode ser forjada – designadamente publicando todas as combinações possíveis previamente e apagando as erradas no seguimento do sorteio.
As suspeitas prendem-se ainda com o facto de a França ter calhado num Grupo muito fácil, com Suíça, Equador e Honduras. Já antes do sorteio a FIFA tinha alterado as regras, acabando por favorecer a Selecção Francesa, e o facto de Jerôme Valcke ser francês vem ajudar a apimentar as suspeitas. Michel Platini, o presidente da UEFA, também é francês.
O vídeo promete ser um sucesso no youtube e nesta segunda-feira já somava mais de 1,7 milhão de visualizações.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar