O actor britânico, Wentworth Miller, 41 anos, mais conhecido por ter interpretado o papel de Michael Scofield na série Prison Break, assumiu a sua homossexualidade perante a recusa a um convite vindo da Rússia.
Wentworth terá sido convidado para participar no Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo, mas recusou o convite por carta nesta Quarta-feira, dia 21. Na carta dirigida à organização do Festival, o actor escreveu:
Obrigado pelo vosso amável convite. Sendo eu uma pessoa que gostou de visitar a Rússia no passado e que pode afirmar ter uma parte de ascendência russa, ficaria feliz em aceita-lo. Contudo, como homossexual, tenho de recusar. Estou profundamente chocado com o actual tratamento e atitude para com os homens e mulheres homossexuais por parte do governo russo. A situação não é aceitável e eu não posso, de forma consciente, participar numa celebração realizada num país onde pessoas como eu estão sistematicamente a ser privadas do seu direito de viverem e amarem livremente. Se as circunstancias melhorarem, estarei livre para fazer uma escolha diferente.
Na origem desta carta está a lei que proíbe a propaganda gay em São Petersburgo, criada pelo político Vitaly Milonov, e a mais recente lei, criada no mês passado, que proíbe a propaganda de relações sexuais não tradicionais bem como a discussão pública dos direitos dos homossexuais em qualquer lugar que possa ser frequentado por crianças. A lei foi considerada por grupos russos e internacionais de direitos humanos como altamente discriminatória.
Recorde que as cantoras Lady Gaga e Madonna tiveram problemas durante os concertos que deram na Rússia em 2012, tendo Vitaly Milonov tentado leva-las a tribunal sob a acusação de promoverem a sodomia, o lebianismo, a bissexualidade e o transsexualismo entre jovens. No entanto, tais acusações na altura terão sido em vão.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar