O Príncipe Friso da Holanda, de 44 anos, irmão do actual rei Willem-Alexander, faleceu hoje. O anuncio foi dado pela casa real holandesa, através do seguinte comunicado:
O Príncipe Friso faleceu devido a complicações consequentes do dano cerebral causado pela falta de oxigénio após o seu acidente de esqui.
O acidente ocorreu a 17 de Fevereiro, quando o príncipe se encontrava de férias com a família em Lench, Áustria. Apesar de experiente, Friso foi apanhado por uma avalancha, enquanto esquiava fora da pista, e ficou coberto de neve 20 minutos até ter sido resgatado.
Apesar de as possibilidades de o Príncipe recuperar serem mínimas, a família real holandesa manteve as esperanças na sua recuperação e, duas semanas após o acidente, transferiu Friso para o Hospital de Wellington, em Londres, por ser detentor de uma unidade especializada em problemas neurológicos.
Em Novembro, o Príncipe, que até aqui tinha permanecido sempre em coma, começou a mostrar sinais de um estado de consciência muito fraca e não terá evoluído mais desde então. Em Julho de 2013 foi transferido para o palácio de Huis Ten Bosch, uma das residências oficiais da monarquia holandesa, onde se encontrava a ser acompanhado por uma equipa médica.
Friso já não fazia parte da Casa Real holandesa, devido ao governo Holandês não ter autorizado o seu casamento com Mabel Wisse Smit. Não obstante, conservava o título de “Príncipe de Orange-Nassau”. Friso casou com Mabel em 2004 e deixa duas filhas menores: Luana de 8 anos e Zaria de 7.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar