‘As Idades da Inocência’ a nova aposta da RTP para combater a solidão nos idosos

1
Catarina Furtado

Estação pública faz aposta em programa inovador pensado para combater a solidão na terceira idade

‘As Idades da Inocência’, é a nova aposta da estação pública, e tem data de estreia agendada já para a próxima segunda-feira. A apresentação do novo formato estará a cargo de Catarina Furtado, uma cara bem conhecida da estação, que através das redes sociais desvendou um pouco do que os portugueses poderão esperar.

Catarina Furtado descreve o novo formato como sendo “um programa pioneiro em Portugal que me ensinou tanto e para o qual tenho um sonho: que salte do écran para a rua, em todo o país. Que a solidão e o isolamento dos nossos queridos mais velhos diminua! “As idades da inocência “ é um programa que prova como é possível, com vontade e criatividade, juntar duas gerações tão distantes ( idosos dos 74 aos 90 anos) e crianças ( de 4 e 5 anos) durante 5 semanas, com actividades diversas, e conseguirmos obter um impacto enorme na saúde e bem estar dos nossos mais velhos”.

Para perceber o real impacto que esta experiência social teve na população idosa que participa no formato, a apresentadora revela que “A avaliação física e cognitiva é feita antes do projecto dar início e as conclusões são muito claras: índices de depressão, tristeza, sentimento de inutilidade. Passadas essas semanas, a avaliação repete-se e os dados são indiscutivelmente positivos!”.

A apresentadora aproveitou ainda a mesma partilha para deixar alguns agradecimentos “Obrigada à excelente equipa de técnicos: Márcia, Claudia, @diogobatalhagerontologo .Foi incrivelmente simples e emocionante: tanto carinho, tanta partilha, tanto sentido. Sem truques, sem exploração barata das emoções. Notícia de última hora: a unidade de saúde onde gravámos, a ASFE, decidiu manter o projecto para além do final da série de 5 episódios! Para além da tv. Tal como aconteceu em Inglaterra ( autora do formato) em que esta ideia passou ser uma medida política.Tão bom! Mais um passo ganho no meu percurso profissional com impacto benéfico na vida das pessoas! Obrigada @rtp!”.

O programa estreia na próxima segunda feira, às 21 horas, na RTP1. O programa será emitido nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro e no dia 1 de janeiro.

//AR

Artigos Relacionados

1 comentários

  1. João Santos Ferrão 2 Janeiro, 2020 at 22:03 Responder

    Parabéns Catarina pelo seu programa “AS IDADES DA INOCÊNCIA”. Gostei …amei …idolatrei … não só pelo conteúdo como fundamentalmente da postura da sua composição. Também sou idoso e vivo só e jamais consegui evitar uma lágrimazinha. Obrigado e um xi-coração
    💗

Post a new comment

Veja também