Atriz falou abertamente sobre o seu passado marcado pela dependência
Rosa Villa esteve esta quarta-feira à conversa com Júlia Pinheiro nas tardes da SIC. Num testemunho comovente a atriz falou abertamente sobre o seu passado ligado ao consumo de drogas e mais tarde ligado ao consumo de álcool que a obrigaram a fazer tratamento.
O vício em cocaína terá começado com o excesso de trabalho “Eu fazia teatro, eu fazia televisão… Na altura era novela atrás de novela, séries, sitcoms, sempre a trabalhar, sempre a fazer teatro, dava aulas… a pessoa está no lugar errado, à hora errada com a pessoa errada e pronto acontece…”. Embora inicialmente haja a falsa sensação de controlo, Rosa Villa reconhece “claro que não se controla nada”.
O consumo levou ao fim do seu casamento“Ele apercebe-se, temos uma conversa e o facto de se ocultar uma coisa a um companheiro… estamos a mentir. E há uma mentira muito grande, porque ele começa a aperceber-se porque é que as contas muitas vezes não batiam certas… e foi toda essa uma grande complicação e ele sai de casa. Não o posso condenar por isso, porque uma pessoa quando está viciada, sobretudo na cocaína, a pessoa depois começa a descompensar… Ficamos mais ansiosos, muito mais enervados. Há uma certa hiperatividade e tudo isso descompensa numa relação”. O casamento de 16 anos chegou ao fim e em declarações a Júlia Pinheiro a atriz não tem dúvidas que se não fosse a adição ainda hoje estaria com o ex-marido.
Com o fim do casamento e dada a situação pediu ao ex-marido que levasse a filha, Rafaela, e começou a recusar trabalho. Um dia decidiu recorrer a uma amiga e pedir ajuda “Eu quero internar-me numa clínica de recuperação”.
Depois de cinco anos em abstinência a atriz reencontra o amor aos 51 anos. Embora o companheiro bebesse um a dois copos de vinho à noite a atriz também começou a beber e continuava a beber ao longo da noite “Quando dou por mim eu estava uma alcóolica”.
A dada altura, Rosa Villa teve de procurar novamente ajuda “Tive de fazer novamente um tratamento… Enquanto com a droga a minha filha não se tinha apercebido de nada, aqui apercebeu-se. E eu fiz sofrer o ser que mais amo na vida, porque ninguém gosta… porque muitas vezes havia amiguinhas que iam lá a casa e que se apercebiam que eu estava alcoolizada. Isto não é agradável para nenhuma filha.. Ela é uma grande menina mas que sofreu muito”.
Atualmente Rosa Villa mantém-se afastada dos consumos e prepara-se para em breve regressar ao trabalho.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar